Ícone do site LIMEIRA NOTÍCIAS

Programa Agente Cidadão da Fundhas recebe novas turmas

Henrique Macedo


Fundhas

Um dia especial na vida de 300 jovens de São José dos Campos. Nesta quinta-feira (17), duas turmas de novos agentes cidadãos foram acolhidas no auditório do Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade.

Eles foram selecionados entre 804 jovens e agora fazem parte do Programa Agente Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que propicia a primeira oportunidade de qualificação profissional.

Caroline da Costa, moradora do Jardim das Flores, na região leste, estava com a filha de apenas dois meses e o filho Cauê, de 16 anos, que foi selecionado para o programa da Fundhas. “É o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Como é gratificante estar aqui, vai ser excelente para o meu filho.”

Caroline estava feliz com a conquista do filho Cauê – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Para Vera Lúcia Ferreira, moradora do Jardim Nova América, na região central, ver a filha Mariana ter a primeira chance é motivo de orgulho. “É uma ótima oportunidade, falei para ela agarrar com toda a força porque as coisas estão difíceis. Tem que pensar no futuro, né.”

Mariana Ferreira, de 17 anos, estava feliz com a chance que se abre. “É uma oportunidade muito boa para a gente ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Emoção

Gervanes de Paiva, moradora do bairro Mariana 2, na região leste, estava emocionada com a possibilidade de um futuro promissor para a filha Joice, de 16 anos. “Estou muito feliz. Pra nós foi gratificante. Ela vai ter a oportunidade que nós não tivemos, meu outro filho também não teve, ela tem que aproveitar”, comemorou.

“Tô amando, sempre quis trabalhar, fazer curso. Vou para a Secretaria de Saúde. Minha primeira oportunidade, foi uma conquista, estou muito grata”, disse Joice.

Testemunho

João Pedro Camargo, de 19 anos, emocionou a todos ao dar seu testemunho. Ele entrou no programa Agente Cidadão no início do ano e ficou apenas três meses. “Fui chamado para uma entrevista de emprego na indústria Johnson Controls/Hitachi e fui contratado como estagiário.”

Do programa, ele guarda os bons ensinamentos. “Eu levei todo o conhecimento do curso de Almoxarifado, aprendi a me comunicar melhor, ter mais confiança e ser empoderado. Foi um diferencial e me ajudou a entrar na empresa”, disse.

João Pedro contou sua experiência ao passar pelo programa Agente Cidadão – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou 200 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Para o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

Sair da versão mobile