No mês de Julho foram realizadas as ações da ADL (Análise de Densidade Larvária) nas residências de Guaratinguetá por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
A Análise de Densidade Larvária é feita trimestralmente com intuito de identificar a Infestação pelo mosquito no município e fornecer dados para as ações de controle do vetor.
Segundo as análises, o Índice de Breteau (IB) extraído foi 2.2, ou seja, a cada 100 imóveis visitados há aproximadamente 2 recipientes positivos com larvas de Aedes aegypti.
O Índice de Infestação Predial (IIP), no qual expressa a relação de imóveis positivos para larvas de Aedes aegypti, teve o valor obtido 1.9, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, aproximadamente 2 possuem larvas de Aedes aegypti.
Em comparação com os índices extraídos no mesmo período sazonal, em julho de 2022 (IB 2.4 e IIP 2.2), há uma redução dos índices pesquisados.
No entanto, conforme as diretrizes nacionais para a dengue, atualmente temos uma alta infestação pelo vetor e estamos em alerta para transmissão.
Pedimos a colaboração da população no combate contra a dengue, eliminando objetos que possam servir de criadouro para o mosquito e seguindo as dicas de prevenção:
Limpe seu quintal;
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas;
Tampe os ralos da sua residência;
Mantenha a sua caixa d’água bem tampada;
Lave com escova e sabão todos os recipientes que contenham água;
Limpe sua calha, para que a água não seja impedida de passar;
Não deixe água da chuva acumulada na laje.
A luta é de todos! Ajude no combate contra a dengue!