NOTÍCIAS

Projeto Ceramicando é selecionado como semifinalistla no Programa Solve for Tomorrow da Samsung – IFSP

Iniciativa inovadora, do Campus Hortolândia, une Ciência dos Materiais Cerâmicos e Diversidade Étnico-Racial, proporcionando acesso à experimentação científica nas escolas

O Projeto Ceramicando – CeramiLab, desenvolvido pelo Campus Hortolândia, acaba de ser escolhido como um dos 20 semifinalistas do renomado Programa Solve for Tomorrow da Samsung. Com mais de 2.300 propostas inscritas, o projeto se destaca por sua abordagem única, que une Ciência dos Materiais Cerâmicos e promoção da diversidade em STEM (Science, Technology, Engineering and Math).

O Ceramicando é muito mais que um projeto educacional, é uma verdadeira ação de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele não apenas explora os aspectos científicos dos materiais cerâmicos, mas também busca promover a representatividade étnico-racial, sexual e de gênero na área de STEM. Isso é alcançado por meio da participação inclusiva de bolsistas e do reconhecimento das contribuições das pessoas negras e indígenas na ciência dos materiais.

Um dos destaques do projeto CeramiLab é a possibilidade de suprir a carência de laboratórios nas escolas públicas da região (Hortolândia, Sumaré e Paulínia). Apenas 6% das escolas possuem laboratórios, revelando uma desigualdade educacional. Além disso, o projeto aproveita cascas de ovos como matéria-prima. Estima-se que o Brasil descarta cerca de 400 toneladas anuais desse resíduo, que possui potencial de ser utilizado como fonte alternativa de carbonato de cálcio, o qual é utilizado para a produção de diversos materiais para diversos setores. No projeto desenvolvido no Câmpus Hortolândia, as cascas de ovos dão origem às peças, que são produzidas pautadas em técnicas de processamento cerâmico que incluem preparação de pastas, queimas, secagens e possíveis testes. Esse processo inovador possibilita a produção de peças cerâmicas, seguramente para a educação científica e tecnológica nas escolas.

A equipe por trás do CeramiLab é composta pelos estudantes do segundo ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Automação Industrial, Informática e Mecânica ) Amanda Júlia Machado, Maria Clara Queiroz e Rafaela Regina Lima, e pelo professor Huyrá Araújo, coordenador do projeto. Agora, como semifinalistas do Solve for Tomorrow, eles têm a oportunidade de consolidar uma plataforma de educação científica para escolas públicas de Hortolândia, contando com a mentoria da Samsung Brasil.

O Solve for Tomorrow é um programa global da Samsung que visa promover a cidadania corporativa e a inovação nas escolas públicas. No Brasil desde 2014, ele desafia os alunos a aplicarem conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para resolver problemas do mundo real. O Ceramicando se destaca como um exemplo inspirador dessa abordagem, demonstrando como a ciência e a diversidade podem se unir para transformar a educação.

A próxima etapa do programa ocorrerá a partir de 22 de setembro, quando o protótipo da plataforma educacional desenvolvida pela equipe do Ceramicando será avaliado. Com uma proposta tão impactante e inovadora, o projeto tem tudo para continuar brilhando e inspirando jovens em busca de conhecimento e mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *