Ícone do site LIMEIRA NOTÍCIAS

Comissão de Capacitação do João Pessoas realiza 1º encontro para discutir ações de combate à violência de gênero

A cidade de João Pessoa deu, nesta terça-feira (29), um passo importante na luta contra a violência de gênero e na promoção da igualdade. É que foi realizado o primeiro encontro da recém formada Comissão de Capacitação Permanente, criada pela gestão municipal para promover a conscientização e a capacitação sobre questões de combate à violência de gênero e a promoção da igualdade social. A reunião aconteceu no auditório do Paço Municipal, no Centro.

O encontro concentrou-se na elaboração de um plano de ação abrangente, que começará a ser posto em prática no próximo dia 4 de setembro na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, bairro de Tambauzinho. A unidade de ensino será o ponto de partida das atividades de conscientização promovidas pela Comissão.

Participaram da discussão e das definições representantes da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Instituto Cândida Vargas (ICV).

“O objetivo é a redução dos índices de violência, com um eixo forte em relação à violência contra a mulher”, destacou a coordenadora social do Programa João Pessoa Sustentável, Joelma Medeiros, que lembrou ainda: “a portaria que nomeou os membros da Comissão como multiplicadores marca o início de um projeto-piloto para desenvolver políticas públicas inovadoras na cidade”.

Comissão – Criada por meio da Portaria nº 835, assinada pelo prefeito Cícero Lucena em 28 de julho, a Comissão de Capacitação Permanente é formada por 23 membros titulares e suplentes de várias secretarias municipais. Esta tem o objetivo central de promover a conscientização e a capacitação para lidar com questões como combater a violência de gênero, repensar padrões de masculinidade, apoiar a população LGBTQIA+ e promover a igualdade social.

A Comissão é um desdobramento do Projeto João Pessoas, que busca tornar a cidade mais justa, inclusiva e acolhedora por meio de iniciativas de conscientização e capacitação contínuas. Até o momento, o projeto capacitou mais de 300 servidores, representando um avanço significativo na promoção da igualdade e na luta contra a violência e a discriminação. O Projeto João Pessoas é resultado de uma Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa João Pessoa Sustentável.

Sair da versão mobile