NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Inspirado na Superstrada Pedemontana Veneta, Rodoanel Metropolitano de BH vai diminuir tempo de viagem e dar mais segurança aos mineiros

Aluísio Eduardo / Imprensa MG


O governador Romeu Zema vistoriou, nesta sexta-feira (8/9), a Superstrada Pedemontana Veneta, que liga Montecchio Maggiore, na província de Vicenza, a Spresiano, na província de Treviso, na Itália. A importante rodovia da região, executada pela INC S.P.A, inspirou o projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.

O empreendimento em Minas Gerais, que também será feito empresa, visa solucionar problemas de tráfego nas redondezas da capital e, principalmente, garantir a segurança da população que passa pela região.

A estrada italiana ainda está em construção e será aberta totalmente até o final de 2023. Durante a vistoria, o governador esteve em longo trecho da rodovia e, ainda, visitou a Central de Comando, onde se encontrou com representantes da empresa. Ele destacou que o povo mineiro aguarda pela rodovia que vai solucionar a questão da mobilidade na RMBH.

“Fiz questão de vir aqui conhecer esta rodovia que é operada e foi construída pela INC. S.P.A, mesma empresa que fará o nosso rodoanel. Percorri mais de 50 quilômetros e posso atestar que é uma rodovia de altíssima qualidade, confortável, segura e com muita tecnologia. E é isso que nós vamos fazer em Minas. Queremos que o rodoanel seja modelo para todo o Brasil, pois é uma obra importantíssima que, além de descongestionar o transporte na Região Metropolitana, vai dar mais segurança e conforto para os mineiros, afirmou o governador.

 

Aluísio Eduardo / Imprensa MG


Rodoanel Metropolitano

O projeto do Rodoanel Metropolitano encontra-se em fase de elaboração dos estudos ambientais para a formalização do licenciamento ambiental. As obras têm previsão de início no segundo semestre de 2024.

A empresa projeta a entrega de 30 quilômetros construídos a cada três anos, terminando todo o anel em dez anos. Para a realização, os aportes da concessionária devem chegar a quase R$ 2 bilhões, com o Governo de Minas investindo mais de R$ 3 bilhões para a conclusão da obra, gerando até 7,5 mil empregos.

Segundo o gerente da INC. S.P.A no Brasil, Nicola Trovato, a empresa está trabalhando para agilizar os processos e iniciar as intervenções.

“Estamos na fase de aprovação do projeto funcional. Depois, vamos apresentar tudo o que precisa para o licenciamento ambiental e começar a construção do Rodoanel. Nós, junto ao Governo de Minas, estamos fazendo o máximo esforço para iniciar a obra no final de 2024”, reforçou.

O Rodoanel Metropolitano é uma rodovia de aproximadamente cem quilômetros de extensão que será construída do zero e cruzará 11 municípios da RMBH. São eles: Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ibirité e Nova Lima.

Aluísio Eduardo / Imprensa MG

O Rodoanel proporcionará benefícios diretos para os mineiros, como a diluição do tráfego da RMBH, redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana de BH por dia. Outro impacto positivo está na segurança para motoristas e passageiros, com a estimativa de que cerca de mil acidentes sejam evitados por ano, com a requalificação da vocação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Pedemontana Veneta

A rodovia italiana Pedemontana Veneta é uma via arterial que, quando totalmente aberta, liga duas províncias, de Vicenza e Treviso, na Itália. A Superstrada tem uma extensão de 162 quilômetros, dos quais 94 são do eixo principal e 68 de estradas secundárias, e envolve uma grande bacia territorial de 114 municípios. Desses, 37 são diretamente beneficiados pela rota: 22 na Província de Vicenza e 14 na Província de Treviso.

Todo o embasamento técnico do projeto do Rodoanel Metropolitano de BH foi inspirado na rodovia Pedemontana, que tem características físicas e geográficas muito parecidas com a da obra da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os dois projetos preveem, por exemplo um túnel mais longo com dois tubos de cerca de 6 quilômetros cada, além de outro túnel com dois tubos, cada um com aproximadamente 1,5 quilômetro de comprimento. Outra semelhança com o projeto do Rodoanel Metropolitano de BH é o modelo de construção greenfield, ou seja, em terrenos nunca utilizados, sem necessidade de demolição. 

Aluísio Eduardo / Imprensa MG

Vale destacar, ainda, que a Pedemontana tem cem quilômetros de extensão e foi construída em uma área bem parecida com a do Rodoanel, com cidades próximas. Mais um ponto em comum é o fato de existirem muitas empresas de logística ao redor das duas estradas, facilitando o transporte de mercadorias para toda região.

INC S.P.A

A empresa italiana foi fundada em 1960 pela família Dogliani. Atualmente, é uma das principais empresas do setor de infraestrutura de grande porte, com um faturamento anual superior a 200 milhões de euros e um portfólio de obras em constante crescimento.

A INC atua na Itália e no exterior em países como Argentina, Estados Unidos, Albânia, Kosovo, etc. O Rodoanel Metropolitano de BH é o primeiro empreendimento da empresa no Brasil, como vencedora da licitação. A concessão foi homologada no final do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *