NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Plano Diretor: dados de participação popular estão disponíveis para consulta

Francielle Cota / ARMBH


Para garantir um processo democrático, transparente e inclusivo, o Governo de Minas, por meio da Agência RMBH, realizou a publicação das respostas às contribuições e questionamentos recebidos pelo formulário on-line dos cidadãos que participaram da etapa diagnóstica da atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH).

A população metropolitana teve a oportunidade de contribuir com o processo durante os meses de julho e agosto, período em que ocorreram as 17 Audiências Públicas do primeiro ciclo participativo de revisão do plano. O relatório de respostas está disponível para acesso público neste link. Nele, é possível consultar informações detalhadas sobre as sugestões recebidas, bem como as respostas correspondentes da equipe responsável pelo PDDI.

“A participação de entidades, órgãos públicos, sociedade civil e demais organizações no planejamento urbano é uma prática cada vez mais valorizada em todo o mundo. Ela não apenas permite que os cidadãos expressem suas preocupações e visões, mas também enriquece o processo de tomada de decisões ao incorporar uma variedade de perspectivas e experiências”, destaca o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota.

O PDDI-RMBH estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento metropolitano e regional, no intuito de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população que vive na Região Metropolitana, por meio de atuação conjunta entre o Estado e municípios. As macrodiretrizes que norteiam o plano metropolitano são promoção de desenvolvimento sustentável, reorganização territorial, inserção nacional e internacional, dentre outras.

Neste sentido, as audiências públicas tiveram os objetivos de informar e debater o conteúdo do processo de atualização do plano, além de recolher contribuições da população para o desenvolvimento das etapas de diagnóstico, em cumprimento aos princípios do Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015) e do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001).

“A publicação das contribuições e questionamentos sobre o PDDI-RMBH é um passo fundamental para promover um planejamento urbano mais eficaz. Agradecemos a todos pelas contribuições e esperamos que a população continue participando ativamente das próximas etapas”, comenta o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.

Governança metropolitana

O PDDI-RMBH é uma ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no art. 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, que busca contribuir para o processo de integração socioespacial dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após a finalização dos trabalhos, o projeto do PDDI será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação de um plano atualizado e condizente com a realidade vigente.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH é financiado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

36 Replies to “Agência Minas Gerais | Plano Diretor: dados de participação popular estão disponíveis para consulta

  1. You can conserve yourself and your dearest by being heedful when buying medicine online. Some pharmacy websites operate legally and provide convenience, solitariness, rate savings and safeguards for purchasing medicines. http://playbigbassrm.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *