Realizada anualmente, a XXIV Jornada Acadêmica de Odontologia da Universidade Paulista (Unip), recebeu, na quinta-feira (19), 150 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental da E.M. “Benedicto José Nunes”. O evento, que acontece também nesta sexta-feira (20), abriu as portas às crianças da rede municipal de ensino, para que participassem do “Dia da Prevenção”, que busca incentivar ações preventivas voltadas à higiene e saúde bucal.
Acompanhados da equipe escolar e da secretária da Educação (Sedu), Marlene Leite, os alunos foram organizados em grupos e participaram de diversas brincadeiras e gincanas propostas pelos acadêmicos do curso de Odontologia, como baile de máscaras, dança das cadeiras, estátua, “morto ou vivo”, entre outras atividades. Após esse momento divertido, os estudantes foram conduzidos para um lanche especial, sendo a ação finalizada com uma visita à clínica odontológica da universidade, onde receberam orientações sobre saúde bucal.
“Essas ações são de extrema importância para os nossos alunos. Além de educativas, aproximam os pequenos dos profissionais da saúde. As crianças atuam como multiplicadores e, sem dúvidas, levarão até os familiares a importância da prevenção”, destacou a secretária da Educação.
Durante a passagem pela clínica odontológica, os alunos viraram pacientes e foram carinhosamente atendidos pelos estudantes, que enfeitaram o espaço com a temática de super-heróis, tornando o momento ainda mais atrativo para o público infantil.
O trio Luís Miguel, Heloísa e Fernanda, do 2º ano da escola municipal, finalizaram a visita empolgados com as orientações que receberam durante a visita. “Sempre escovo os dentes quando acordo, depois de comer e antes de dormir, mas esqueço de escovar atrás e os tios explicaram que é importante limpar tudinho”, disse Luís.
A iniciativa surgiu com o intuito de ressaltar a importância da prevenção da saúde bucal, tornando a experiência cativante e divertida, métodos que poderão ser usados em atendimentos futuros. “Nós temos como base para essas atividades a disciplina de Odontologia Preventiva, em que ensinamos práticas, como escovação correta e o uso do flúor dental, a crianças, por exemplo. As ações buscam despertar o sentimento de que cuidar da saúde bucal também pode ser algo alegre”, explicou o professor da universidade e coordenador do “Dia da Prevenção”, Carlos Ribeiro Pizante.
A participação dos alunos do curso de Odontologia em atividades, como essa, auxilia na formação profissional dos mesmos, fazendo, desse evento, um momento importante igualmente para os acadêmicos. “Essa experiência apresenta várias possibilidades para trabalharem com crianças, ofertando orientações para a higiene bucal e as prevenções para essa fase de crescimento. O atendimento infantil requer, sempre, um atrativo, com temas que acabam agradando as crianças”, completou o coordenador do curso da universidade, Ricardo Salgado.