A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve presente nos municípios de Itapecerica, Cláudio, Bueno Brandão e Inconfidentes, na região Oeste de Minas, para acompanhar as atividades desenvolvidas pelas escolas que integram o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), na semana de 16 a 20/10.
O objetivo foi dar suporte de acompanhamento junto aos professores envolvidos e ter contato com os alunos, ministrando palestras educativas referentes aos temas do programa: cidadania, fauna, água, resíduos sólidos e energia.
Ao todo, as visitas atenderam 320 alunos em seis escolas. Além das propostas indicadas pela Semad, por meio das orientações e conteúdo técnico pedagógico que fazem parte do programa, cada município tem se adequado conforme as peculiaridades locais, relacionadas a questões culturais, socioeconômicas e ambientais, incrementando as atividades.
Os municípios participam do JMS pelo segundo ano consecutivo. No último ano, apresentaram novas abordagens e estratégias, buscando formar cidadãos capacitados para modos de viver mais sustentáveis.
Bueno Brandão
Em Bueno Brandão, o foco tem sido em levar o programa para as famílias dos alunos, de forma a estender para o lar o que as crianças aprendem na escola. Todas as atividades envolvem os pais, que participam ativamente, apoiando seus filhos e a instituição educacional.
O educador ambiental e gestor do programa pela Semad, Ricardo Cottini, avalia que esse viés é primordial para garantir o sucesso das ações do programa. “A casa é o primeiro meio ambiente, onde temos as inter-relações pessoais e todo um contexto ambiental, passando pelo consumo de água e energia, produção de lixo com descarte de materiais, consumo de alimentos, cuidados com a saúde e o bem-estar, de forma que vivenciamos numa visão micro todo um contexto macro que vamos conviver no externo, nos outros ambientes que frequentamos e fazemos parte, sendo um deles a escola”, pontua.
A visita foi realizada na Escola Municipal Paulo José Andery, onde foram atendidos cem alunos. A professora e coordenadora de turmas do Programa JMS, Celiani Novetti, comemora o engajamento conjunto entre alunos, professores e pais. “É um fator fundamental para que o programa se desenvolva. É um efeito que vai além dos muros da escola. A cidade como um todo comprou a ideia e aderiu. O JMS aqui é um sucesso, todo mundo conhece e sabe o que é. É um projeto genial do Governo de Minas”, avalia.
O aluno do 5º ano, Davi Valentim, de 10 anos, destaca o conhecimento que leva para seu lar. “Aprendo muitas coisas interessantes que posso aplicar em minha casa. Sobre os cuidados com o meio ambiente, o que me chama atenção é sobre a energia. Precisamos economizar, utilizar com controle”, diz.
Cláudio
Em Cláudio, parcerias das escolas, por intermédio da prefeitura, junto ao setor de indústria e produção do município, favorecem para que os alunos possam visitar empresas da região que possuem Sistema de Gestão Ambiental (SGA), ampliando e fortalecendo o que aprendem no âmbito escolar com os professores.
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Anna Marcelos, avalia que o programa leva o aluno a ter curiosidade em aprender sobre as temáticas pertinentes ao município, servindo também como reforço dos conteúdos vistos no currículo.
O aluno do 5º ano da Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães, Gabriel Rangel, de 11 anos, destacou o aprendizado com a questão dos resíduos. “É muito legal participar desse programa. Aprendemos onde e como descartar corretamente nosso lixo e também como reciclar. Devemos ter um consumo consciente para gerar menos lixo”, diz.
Inconfidentes
O trabalho desenvolvido em Inconfidentes tem se relacionado a atividades técnico-científicas, levando os alunos a vivenciarem novos horizontes e fixando o aprendizado da escola. A prefeitura firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), localizado no município e que possui diversos cursos com foco no meio ambiente.
O Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi, escola participante do Programa JMS, investe na qualificação dos alunos desde a fase infanto-juvenil, visando contribuir para futuros cidadãos com visão global, capacitados e atuantes. A prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, comemora o engajamento. “Notamos que todos estão envolvidos. O programa forma nossos alunos para serem futuros cidadãos sustentáveis”, avalia.
Itapecerica
Tradições e costumes regionais dão o tom das atividades em Itapecerica. As escolas se empenham em descobrir o talento dos alunos e como isso pode contribuir para um meio ambiente melhor, focando em saberes, modo de viver e fortalecimento da mineiridade.
Kauã Soares e Luiza Ferreira, alunos do 5º ano da Escola Municipal Severo Ribeiro, destacam o envolvimento não só dos alunos, mas de todos os colaboradores da instituição de ensino. “O programa ensina a importância da natureza na nossa vida. São ensinamentos para nós alunos e também para outras pessoas aqui da escola, como os professores e demais funcionários. Todo mundo aprende”, conclui a dupla.