A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inaugurou a nova “Casa do Cidadão Zeladoria” no bairro Jardim Ipiranga, localizada na Rua Estado de Israel, 424, durante ato realizado nesta terça-feira (24). O evento também contou com a realização de mais uma edição do “Mercado Solidário”, iniciativa organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A unidade foi toda revitalizada, ganhou nova identidade visual e seguirá um novo modelo de atendimento, estilo “Poupatempo”, modernizando, agilizando e ampliando o acesso da população aos serviços públicos e essenciais. Essa remodelação agregará os chamados serviços de “zeladoria”, sendo possível igualmente solicitar atendimentos, como: roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros, oferecendo aos munícipes de Sorocaba ainda mais comodidade e rapidez ao solicitarem assistência ou informações referentes às atividades do Município.
“O novo formato de atendimento busca desburocratizar e agilizar as solicitações de serviços que chegam dos munícipes e, para isso, a readequação conta com funcionários multitarefas. Essa inovação facilita a vida do cidadão sorocabano, uma meta que faz parte do nosso Plano de Governo”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.
As mudanças ocorrerão gradativamente em todas as Casas do Cidadão de Sorocaba, com gestão a cargo da empresa vencedora do processo licitatório, a Consórcio Pro-Sorocaba, formada pelas empresas Pro-Roda e Projecto, sendo esta última responsável, também, pela coordenação de quase 70 unidades “Poupatempo” no estado de São Paulo. A estimativa é que a Casa do Cidadão Itavuvu seja a próxima contemplada com essas mesmas melhorias, com previsão de inauguração já para a próxima semana.
Subprefeitura e atendimento modelo Poupatempo
A nova Casa do Cidadão Ipiranga já começou a funcionar como uma “Subprefeitura”, disponibilizando também aos munícipes o acesso a diversos serviços municipais, tais como: atualização cadastral de imóvel e de guias vencidas de IPTU/ISS; parcelamento de débitos; agendamento de transporte para pacientes, entre outros úteis. A unidade conta, ainda, com as parcerias do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Urbes – Trânsito e Transportes e do Procon Municipal de Sorocaba, os quais, da mesma forma, disponibilizam seus serviços no local.
O atendimento na unidade seguirá o modelo Poupatempo. Isto é, será feito da forma mais ágil possível, por meio de agendamento. A unidade Ipiranga dispõe de três canais para agendamento, pelo site, aplicativo e totem de autoatendimento, um equipamento que também possibilita acesso a serviços fornecidos pela concessionária de energia CPFL Piratininga, assim como da empresa Credpay, para parcelamento e pagamento de boleto via cartão de débito ou crédito.
“A remodelação das Casas do Cidadão é um projeto desta Gestão Municipal, que busca aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados aos moradores. Uma das grandes novidades é a disposição de agendamento que, consequentemente, diminuirá o tempo de espera, uma inovação que, há muito tempo, era necessária”, enfatizou o secretário da Sefaz, responsável pela gestão das unidades das Casas do Cidadão, Marcelo Regalado.
O novo sistema da Casa do Cidadão Ipiranga começou a operar já nesta segunda-feira (23), registrando o tempo médio total de 21 minutos no atendimento presencial. “Podemos assegurar que, com o atendimento híbrido, realizado on-line e presencial, esse tempo vai diminuir ainda mais e, assim, vamos alcançar o padrão de excelência que entregamos em outros locais que contam com a nossa gestão”, destacou o diretor executivo da empresa Projecto, Osmar Linares.
“As expectativas para esse novo modelo são excelentes. Com o aumento da variedade de serviços à disposição da população, também teremos mais qualidade de atendimento em toda a região. Nós temos vários bairros no entorno, cada um com as suas características e necessidades, e receber, além dessas melhorias na Casa do Cidadão, o programa ‘Mercado Solidário’ está beneficiando muitas famílias. Muito gratificante”, completou o líder comunitário presente no ato, Célio Nascimento.
A cerimônia contou, também, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, dos secretários municipais de Governo (Segov), Samyra Toledo; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; da Educação (Sedu), Marlene Leite; da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini. Também estiveram presentes o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba, o também vereador Rodrigo do Treviso e, representando o deputado estadual Danilo Balas, o assessor parlamentear Tiago Castilho.
Mercado Solidário
A proposta do “Mercado Solidário” é oferecer itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios, até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. Os moradores presentes no evento receberam vales para serem trocados por produtos, à livre escolha.
Os participantes puderam levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradavam e atendiam às necessidades de cada família e residência, como feijão, macarrão, sardinha, creme de leite, goiabada, milho, entre vários outros.
“O intuito dos projetos do Fundo Social de Solidariedade é garantir essa proximidade do Poder Público com a população sorocabana e suas necessidades. Essa é uma oportunidade para oferecer aquilo que cada família necessita, dentro da realidade de cada lar, e com produtos que farão a diferença no dia a dia”, disse a primeira-dama e presidente do FSS.
Fotos: Michelle Alves – Secom