Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
O que precisamos modelar hoje para assegurar um futuro mais sustentável? Essa é uma das questões discutidas durante o 1º Encontro Regional Iclei Sudeste, sediado em São José dos Campos.
Nesta segunda-feira (13), o Parque de Inovação Tecnológica recebeu importantes debates sobre conservação da biodiversidade urbana, infraestrutura verde, edificações sustentáveis e como a tecnologia pode contribuir na mitigação dos efeitos da emergência climática.
Com o tema “Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima”, o evento mobilizou representantes de governos associados, terceiro setor, academia e iniciativa privada, em jornadas de trabalho tratando pautas imprescindíveis para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local.
Para Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto do Iclei América do Sul, pensar em um desenvolvimento sustentável assegura mais qualidade de vida para as pessoas.
“Essa é uma pauta muito diversa, que afeta a população de várias maneiras. E São José dos Campos representa o que há de melhor dessa diversidade, promovendo integração e dando continuidade às suas políticas públicas sustentáveis.”
Rodrigo Corradi durante abertura do evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Alunos da Unesp, polo localizado no Parque de Inovação Tecnológica, também participaram das atividades. “É um assunto muito interessante, que impacta bastante gente. Pra nós, é uma oportunidade incrível aprender mais sobre e ter contato com profissionais tão gabaritados”, comentou Érica Rodrigues, aluna de engenharia ambiental.
O encontro é uma realização do Iclei América do Sul em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e apoio do Parque de Inovação Tecnológica (PIT). Nesta terça-feira (14), a programação segue com visitas técnicas para os inscritos.
Sobre o Iclei
O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o Iclei influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
Na América do Sul, o Iclei conecta seus mais de 100 governos associados em sete países a este movimento global. Os Encontros Regionais do Iclei Brasil têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao Iclei e seus parceiros (universidades, setor privado, organizações do terceiro setor, entre outras) apresentando as tendências internacionais, promovendo a sensibilização de diversos atores sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.
Ao longo dos últimos dois anos, o Iclei vem realizando ricas jornadas de conhecimento e networking entre gestores públicos municipais através de seus encontros regionais. Todas as regiões geográficas do país são visitadas, e em 2023, já foram cinco edições: em Natal (Encontro Regional Iclei Nordeste), Palmas (Encontro Nacional do Iclei), Porto Alegre (Encontro Regional Sul), Porto Velho (Encontro Regional Iclei Amazônia) e Belo Horizonte (Encontro Regional Iclei Minas Gerais).
Os Encontros adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, na trilha de cada um dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo Iclei.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade