As famílias sorocabanas já podem visitar a exposição “Respeite minha cor, ela tem história”, da artista Ivanilde Monteiro, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita e aberta a todos.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra gratuita visa levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.
O público poderá conferir poemas e gravuras da artista, que buscou mostrar e resgatar os passos de pessoas negras que deixaram suas marcas, “grandes traçados em nosso chão”, seja de terra ou de asfalto.
“O tema da exposição surgiu a partir de registros de materiais que venho pesquisando, há alguns anos, sobre a história de meus ancestrais,
contribuindo, assim, para a perpetuação da contribuição dos negros na formação social econômica da cidade. Meus escritos descrevem as riquezas culturais que formaram minha família, falam de mim e dos meus, que ainda continuam vivos na minha existência”, conta Ivanilde.
Nascida em Sorocaba, Ivanilde Monteiro é professora aposentada e atuou por 30 anos na Educação Infantil da rede municipal de ensino. Formada em Pedagogia, com licenciatura em Filosofia, ela cursa, atualmente, bacharelado em História.
“Respeite minha cor, ela tem história” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 1 de dezembro. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.