Repasse anunciado por Tarcísio de Freitas garante abertura de 108 leitos com custeio de profissionais e materiais para a unidade
O compromisso do Governo de São Paulo com a regionalização dos serviços de saúde e ampliação de investimento nas unidades do interior ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (16). O governador Tarcísio de Freitas anunciou a liberação de mais de R$ 50,5 milhões de reais ao complexo de saúde que inclui o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
Principal unidade de saúde da região, o Hospital das Clínicas de Botucatu recebe a maior parte da demanda de 68 municípios por atendimentos de alta complexidade via SUS. O novo convênio permitiu que 108 leitos fossem abertos para prestar serviços à população.
“A nossa ideia é ir aproveitando a capilaridade do nosso sistema. Vamos ter os 108 leitos, oito salas cirúrgicas, sala de hemodinâmica e 15 leitos de UTI. É extremamente importante para este hospital que é uma referência na região e que atende tantas pessoas”, declarou o governador.
A solenidade também teve a participação do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, deputados, prefeitos, vereadores, médicos e profissionais de saúde de Botucatu e região.
“A gente tem que agradecer o esforço do time que está aqui no HC, tanto do corpo clínico como do administrativo. É o trabalho de vocês que nos faz acreditar e nos impulsiona. Tenho certeza que esse recurso será muito bem utilizado e aliviar a dor de muita gente”, acrescentou Tarcísio.
O novo convênio será pago em incrementos mensais – as duas primeiras parcelas já foram repassadas pelo Estado. Assim, 15 leitos de UTI e 93 vagas clínicas e cirúrgicas já estão em funcionamento no HC, no Hospital Estadual de Botucatu e no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas. Outras quatro salas de centro cirúrgico foram reativadas no mês passado, e mais quatro estarão em funcionamento até janeiro de 2024.
O Hospital das Clínicas de Botucatu é o segundo maior hospital universitário de São Paulo, atrás apenas do HC da USP, na capital, em número de atendimentos ambulatoriais, consultas e exames – 3,7 milhões registrados em 2022. Anualmente, a unidade de Botucatu também registra 25,9 mil internações, 9,3 mil procedimentos cirúrgicos, 2,5 mil partos e 150 transplantes.
“Desde o primeiro dia, temos a obrigação de garantir à nossa população uma saúde de qualidade dentro do estado de São Paulo, até porque é um direito constitucional. É neste foco que temos dado um tratamento muito especial aos hospitais universitários pelo grande papel que desempenham sob o ponto de vista assistencial, mas também como grandes aparelhos formadores que qualificam adequadamente os nossos profissionais da área da saúde”, afirmou o secretário Eleuses Paiva.
A unidade é referência no atendimento de pediatria clínica e cirúrgica, bem como na assistência em neurologia e neurocirurgia, cardiologia, saúde mental, obstetrícia, transplante, nefrologia e oncologia para a região do Polo Cuesta e Vale do Jurumirim. Na cirurgia neurológica infantil, é referência para 68 municípios atendidos pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru.
O investimento adicional do Governo do Estado também vai bancar o custeio de contratação de profissionais e compra de materiais para que os leitos permaneçam abertos e as metas de atendimento possam ser alcançadas.