Por: Bruno Rodrigues
A equipe de Boxe Sesi/Prefeitura de Sorocaba, mantida pela Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (Lisoboxe), que representa o município nessa modalidade esportiva e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e do Sesi-SP, retornou aos treinos, na última semana, no Centro de Treinamento, no Sesi Votorantim.
Em 2023, os atletas obtiveram diversas conquistas e ótimos resultados nas 17 competições que participaram durante o ano, como as sete medalhas individuais no 85° Jogos Abertos do Interior; as medalhas de ouro e prata, além do troféu de 3° lugar por equipe no Campeonato Brasileiro de Clubes; as medalhas de prata e de bronze na Copa Mundial de Clubes de Boxe (realizada na base da Marinha no Rio de Janeiro), dentre muitos outros.
Após duas semanas de descanso, os boxeadores puderam se recuperar e retornaram prontos para 2024, pois o calendário deste ano promete ser ainda mais competitivo que no ano anterior, com, pelo menos, 21 competições. Entre as principais, estão os 86° Jogos Abertos do Interior (previsto para setembro), Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Copa Lisoboxe, além da representação do sorocabano Abner Teixeira nos Jogos Olímpicos de Paris, em julho.
Nas primeiras atividades, a comissão técnica realizou a avaliação física dos atletas, no qual aferiram a força, flexibilidade, capacidade aeróbia (fôlego), coordenação motora e composição corporal (% de gordura, % de massa muscular e peso ideal).
“Essa avaliação de pré-temporada é fundamental, pois tem a finalidade de nortear o treinamento individual e coletivo, corrigindo particularmente as deficiências na parte física dos atletas, como por exemplo, aumentar o fôlego, flexibilidade ou resistência, ou diminuir o peso daquele que está acima do índice ideal para atletas. Tudo isso de acordo com a necessidade de cada um, a fim de identificar os ques precisam treinar mais e buscar o melhor preparo físico para o ano”, explica o treinador da equipe, Vladimir Godoi.
O grupo de 2024 conta com 14 atletas, entre homens e mulheres, desde os mais experientes da equipe e renomados no boxe brasileiro, como Abner Teixeira, Leandro Coelho e Luiz Carvalho, até os novatos que iniciam o ciclo neste ano junto com a equipe principal, como Gabriel Palage, Yuri Gomes, Jhonny Cardoso e Isaac Cardoso, ex-alunos do projeto social mantido pela Lisoboxe nos Centros Esportivos de Sorocaba, que foram aprovados na seletiva do ano passado e agora fazem parte do projeto Atleta do Futuro, com possibilidade de se tornarem os próximos representantes de Sorocaba nas competições. Mais informações sobre a equipe podem ser obtidas na rede social: @lisoboxe.