A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está conscientizando a população rural a ajudar a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, trabalho de prevenção fundamental que não se restringe às áreas urbanas.
O alerta se dá em um momento de explosão de casos em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até a última quinta-feira (15/2) o estado registrou 62.872 casos de dengue, um aumento de quase 700% frente à mesma época de 2023, quando ocorreram 7.912 notificações positivas. Já o número de mortes pela dengue é 500% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A melhor forma de prevenção da doença é o controle do mosquito transmissor, Aedes aegypti, que também ocorre no meio rural, especialmente em regiões muito próximas às cidades. Embora o raio de voo da fêmea do mosquito raramente ultrapasse os 200 metros em regiões com aglomeração de pessoas, nas áreas sem barreiras pode chegar a um quilômetro. Além disso, os mosquitos são transportados por diversos meios com ajuda involuntária do homem.
Acabar com criadouros
Na natureza, os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 400 dias fora d’água, o que aumenta a necessidade de identificação de possíveis criadouros pelos proprietários rurais, destaca a engenheira ambiental Jane Terezinha Leal, coordenadora estadual de Saneamento Ambiental da Emater-MG. “A primeira coisa a se observar é em relação ao lixo da propriedade, qualquer resíduo que possa reservar água de chuva ou que armazene água parada deve ser acondicionado em sacos. O lixo deve ser fechado e colocado num local com tampa, ou seja, nunca deve ficar aberto”, ressalta a coordenadora.
Outra questão é em relação a plantas e jardins da propriedade. Deve-se colocar areia ou fazer a limpeza semanal naquelas que estiverem em vasos ou pratos desses pratinhos pelo menos uma vez por semana. “A limpeza desses recipientes deve ser feita utilizando bucha, sabão e um pouco de água sanitária”, explica Jane, ao pedir atenção também a calhas e lajes das casas, porque a água pode ficar acumulada nesses locais. “É bom fazer uma vistoria e retirar qualquer folha ou objetos que impeçam a saída de água. As caixas d’água também precisam ser mantidas sempre fechadas porque mesmo uma abertura pequena é o suficiente para o mosquito entrar e deixar os ovos”, alerta.
Cloro ajuda a evitar larvas
No meio rural é comum as pessoas utilizarem tonéis, bombonas ou outros recipientes para armazenar água, como bebedouros de animais. “Se for possível fazer a limpeza desses depósitos semanalmente, ótimo. Já se não for possível, é preciso mantê-los fechados. As cisternas também devem ser fechadas. E toda a água para consumo humano deve ser clorada para evitar contaminações”, salienta a coordenadora de Saneamento Ambiental da Emater-MG.
Outra preocupação que o produtor deve ter é com o destino do esgoto doméstico rural. “Infelizmente, ainda hoje mais de 70% das propriedades rurais têm uma fossa rudimentar ou há ainda aqueles que lançam o esgoto direto em córregos e no solo”, lamenta. Essa água suja que fica escorrendo atrai vetores de doenças como mosquito, pernilongos e ratos, pondo em risco a saúde das pessoas. “A destinação inadequada desse esgoto é uma fonte de contaminação da água e do solo, ou seja, os danos sociais e ambientais são enormes”, analisa.
Jane Terezinha Leal recomenda como solução a implantação de tecnologias de saneamento ambiental de baixo custo como a fossa de evapotranspiração (Tevap).

Vibrometro
Sistemas de calibracion: esencial para el desempeno estable y eficiente de las dispositivos.
En el ambito de la ciencia moderna, donde la eficiencia y la fiabilidad del aparato son de gran trascendencia, los aparatos de equilibrado tienen un tarea vital. Estos aparatos especificos estan concebidos para balancear y regular elementos giratorias, ya sea en maquinaria de fabrica, automoviles de traslado o incluso en electrodomesticos domesticos.
Para los especialistas en conservacion de dispositivos y los tecnicos, trabajar con dispositivos de calibracion es fundamental para promover el operacion estable y estable de cualquier sistema dinamico. Gracias a estas soluciones modernas modernas, es posible limitar notablemente las sacudidas, el zumbido y la tension sobre los soportes, prolongando la longevidad de componentes caros.
Tambien importante es el tarea que desempenan los equipos de equilibrado en la asistencia al usuario. El asistencia especializado y el conservacion permanente usando estos sistemas posibilitan ofrecer servicios de excelente nivel, mejorando la bienestar de los consumidores.
Para los titulares de emprendimientos, la financiamiento en estaciones de calibracion y detectores puede ser fundamental para aumentar la efectividad y desempeno de sus equipos. Esto es sobre todo importante para los inversores que manejan medianas y pequenas empresas, donde cada aspecto vale.
Asimismo, los dispositivos de balanceo tienen una amplia implementacion en el area de la prevencion y el gestion de calidad. Permiten localizar eventuales fallos, impidiendo reparaciones costosas y danos a los dispositivos. Tambien, los datos generados de estos sistemas pueden aplicarse para perfeccionar procesos y potenciar la reconocimiento en motores de exploracion.
Las sectores de uso de los dispositivos de ajuste comprenden numerosas sectores, desde la fabricacion de vehiculos de dos ruedas hasta el monitoreo ambiental. No influye si se considera de grandes producciones productivas o limitados establecimientos hogarenos, los dispositivos de equilibrado son fundamentales para asegurar un funcionamiento optimo y sin presencia de paradas.