limeiranoticias.com.br

Programa “HumanizAção” inicia 2024 com cerca de 800 atendimentos a pessoas em situação de rua no mês de janeiro – Noticias

fevereiro 16, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Por: Luís Gustavo Adabro

As equipes do programa municipal “HumanizAção”, desde 2021, atuam na cidade, 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua. Ao longo do último mês de janeiro, o programa realizou 797 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram 692 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Ao aceitar o acolhimento, a pessoa tem à disposição, no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. E, enquanto permanecem no SOS, as pessoas atendidas têm a oportunidade de participarem de diversas oficinas e atividades, como os cuidados com a horta, o encaminhamento a cursos de capacitação profissional, entre outros. O objetivo principal desse programa municipal é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

Somente em 2023, foram realizadas 9.542 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, que resultaram em 9.353 encaminhamentos aos serviços de assistência social e saúde proporcionados pelo programa, considerando que cada indivíduo costuma receber mais de uma abordagem e mais de um encaminhamento, ao longo do período.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta quinta-feira (15), as equipes do programa municipal realizaram 64 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 65 diferentes pontos da cidade, sendo que 27 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Avenida Gen. Osório, Rua Luzerne Proença de Arruda, Avenida Gen. Carneiro, Rua Teresa Lopes, Rua João Ferreira da Silva, Rua Cesário Mota, Rua Jose Sanchez, Rua Miguel Felipe Gattaz, Rua Sete de Setembro, Praça Mãe Preta, Praça Cel. Fernando Prestes, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Praça Mãe Preta, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua XV de Novembro, Avenida São Paulo, Rua Padre Luiz, Praça Castro Alves, Avenida Dr. Américo Figueiredo e imediações da Rodoviária.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

RELATED POSTS

View all

view all