limeiranoticias.com.br

Saae/Sorocaba atua no combate e prevenção à dengue em suas unidades – Noticias

fevereiro 21, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Fotos: Saae/Sorocaba

Por: Eduardo Santinon

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem desenvolvendo, por intermédio da sua equipe de Educação Ambiental, um trabalho de combate e prevenção à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças, como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya, com o objetivo de colaborar com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba e proteger seus funcionários.

As ações, que requerem atenção e dedicação dos servidores envolvidos, são realizadas num total de 150 locais, que incluem 31 poços artesianos; duas Estações de Tratamento de Água; oito Estações de Tratamento de Esgoto; 33 Centros de Distribuição (reservatórios/caixas d’água); 51 estações elevatórias de esgoto; três de captações de água bruta; 10 boosters (bombeamentos de água para as zonas altas); duas unidades operacionais e administrativas; seis bacias de contenção e três estações elevatórias de águas pluviais.

De acordo com a coordenadora da equipe, Gláucia Cristini Franco, cada unidade é vistoriada periodicamente, no intuito de saber se teve algum ato de vandalismo, queimadas e para a retirada do lixo descartado pela população.

Entre os materiais retirados estão: pneus, lâmpadas, garrafas de vidro, garrafas pet, espuma de colchão, extintor, sapato, roupas, guarda-chuva, peças automotivas, entre outros. Também foi recolhido muito papel e plásticos pequenos, como embalagens, por exemplo.

Em seguida, os locais com acúmulo de água recebem aplicação de larvicida, cuja ação permanece por até dois meses. O trabalho desenvolvido inclui ainda a verificação de possíveis vazamentos, de água ou de esgoto nas unidades visitadas, que são imediatamente comunicados aos setores responsáveis, para as devidas correções.

A ação, que é realizada todo sábado, esteve presente, nas últimas vistorias nos Reservatórios Barão, Cajuru, Terra Vermelha, Ipatinga, Vila Santana, Novo Eldorado, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Astúrias, Iporanga, Vitória Régia, Planalto, Carandá e Altos do Ipanema, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aparecidinha e todas as doze Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) presentes nas margens do Rio Sorocaba. A quantidade de material recolhido a cada sábado é equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros, tendo a existência de uma infinidade de materiais indevidamente descartados.

“O Saae/Sorocaba, sempre preocupado em proteger a comunidade e seus servidores, conta com a colaboração dos usuários para que entrem em contato com a autarquia quando houver a ocorrência de descarte indevido de materiais ou atitudes suspeitas de invasão para podermos agir mais rapidamente, tanto na questão de combate à dengue, bem como na segurança de todos”, enfatiza Gláucia.

Para denúncia de descarte indevido de materiais nas unidades, a autarquia disponibiliza os telefones gratuitos: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800, bem como o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .

 

Programas desenvolvidos

Implantada em 2004 para dar suporte à autarquia em suas ações de comunicação, orientação e conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, a equipe de Educação Ambiental realiza, também, uma série de programas, incluindo visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, bem como aos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, e palestras educativas e de orientação em escolas, faculdades, universidades e entidades diversas.

O intuito é sempre ressaltar a necessidade de preservar o meio ambiente, sempre focando nos recursos hídricos, transmitindo técnicas e comportamentos que reduzam a geração de poluentes. Os programas desenvolvidos incluem o “Água Viva”, “Revivágua” e, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), “O Rio vai à Escola”.

Escolas, entidades, empresas e demais instituições interessadas podem solicitar as atividades de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br  e, em caso de dúvidas, contatar pelo WhatsApp: (15) 98158-0697. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.

 

RELATED POSTS

View all

view all