limeiranoticias.com.br

Agência Minas Gerais | Parque Estadual Mata do Limoeiro completa 13 anos com novas atrações

March 23, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Nesta sexta-feira (22/3),  dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, uma importante data comemorativa também é celebrada em Minas: os 13 anos de criação do Parque Estadual Mata do Limoeiro. 

Durante todos esses anos, a gestão do parque, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), trabalhou incansavelmente para o desenvolvimento de parcerias, projetos e também para o envolvimento das comunidades que vivem no entorno da Unidade de Conservação (UC), localizada no distrito de Ipoema, em Itabira.

A comemoração da data contou com visita de funcionários do parque às escolas municipais do entorno em torno de atividades como bate papo, entretenimento e muita diversão. A comemoração contou também com bolo e refrigerante para os alunos. “A criançada é tão envolvida com o parque que vários cartazes foram feitos em homenagem aos seus 13 anos”, disse o gerente da unidade, Alex Amaral.

As comemorações do aniversário do parque começaram no dia 20/3, com a abertura à visitação do Mirante do Gigante. O acesso ao atrativo é feito pela portaria do parque. A trilha é de 1,7 quilômetros e seu maior percurso é dentro de mata fechada, o que permite uma caminhada mais leve e tranquila.

Atrativos

Recentemente, o parque também inaugurou outro atrativo turístico, batizado de “Corredeiras da Juventude”. A área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.

Entre os diversos atrativos naturais que o parque possui estão a Cachoeira do Derrubado (60min de caminhada); a Cachoeira do Paredão (45min); a Cascata do Limoeiro (50min): o Circuito Limoeiro Bike (45min); a Lagoa do Limoeiro (25min), além da atividade Trilha dos Sentidos, que desperta sensações e sensibiliza sobre a importância dos sentidos, do equilíbrio e de um contato mais intimista com o meio ambiente. 

Ela é conduzida pela equipe de funcionários do parque, com o visitante de olhos vendados e seguindo uma corda.

Educação ambiental

O parque também possui importantes projetos como o Ecofolia, o Natal em Comunidades, a Volta da Mata do Limoeiro e o Cinema com as comunidades, além de ações pontuais de educação ambiental que engrandecem a unidade de conservação e atraem visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

O parque possui alojamentos para atendimento exclusivo de pesquisadores e apoiadores voluntários. O distrito de Ipoema possui infraestrura para hospedagem, com destaque para as pousadas, com mais de 300 leitos. Ipoema é conhecida pelo Museu do Tropeiro e grandes belezas naturais.

Como chegar

A partir de Belo Horizonte, seguir a BR-381, sentido João Monlevade, até o acesso ao município de Bom Jesus do Amparo.

Percorrer aproximadamente 6 quilômetros até a sede do município, onde se encontram placas indicativas com a direção de saída para o distrito de Ipoema. 

Atualmente, o acesso ao distrito é feito em estrada pavimentada com extensão aproximada de 13 quilômetros.

RELATED POSTS

View all

view all