limeiranoticias.com.br

Agência Minas Gerais | Pioneira, Caxambu adere ao programa Cidades do Futuro, iniciativa do Governo de Minas para impulsionar a inovação nos municípios

March 8, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Cristiano Machado / Imprensa MG


O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (7/3), em Caxambu, no Sul de Minas, da cerimônia de assinatura do termo que oficializa o município como o primeiro a aderir ao Cidades do Futuro.

Além de Caxambu, outros 13 municípios do Sul de Minas seguiram o exemplo e assinaram, durante a solenidade, o Termo de Adesão ao programa.

Coordenado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio de instituições parceiras, o programa foca em benefícios e melhorias para a vida dos mineiros, com medidas que estimulam a eficiência administrativa, a atração de investimentos e a inovação contínua.

Para o chefe do Executivo estadual, o programa apresentado vai contribuir com a melhoria de performance de gestão dos municípios.

“Muitos prefeitos vêm de áreas que, às vezes, não tiveram condições de ter ferramentas de gestão. O que nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz é disponibilizar aquilo que já foi testado e aprovado, sem custos. À medida que este programa avançar, as administrações municipais ganharão muito em agilidade e efetividade nos processos” explicou Romeu Zema.

“Para tornarmos Minas Gerais um estado realmente inovador e focado em soluções que tragam benefícios para os mineiros, por meio da celeridade e da eficiência na gestão pública, é necessário que os municípios sejam nossos parceiros nesse propósito. Para isso, temos o Cidades do Futuro, um programa que visa exatamente essa parceria e que torna nossas cidades mais inteligentes, tecnológicas e inovadoras”, ressalta o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.

Além de Caxambu, aderiram ao programa os municípios de Baependi, Cambuquira, Liberdade, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Serranos, Virgínia, Alagoa, Itamonte, São Sebastião do Rio Verde, Aiuruoca, São Thomé das Letras e Carmo de Minas.

 


Cristiano Machado / Imprensa MG


Cidades do Futuro

O Cidades do Futuro é voltado para as administrações públicas municipais do estado. Em Caxambu, pioneira na adesão, o projeto vai contribuir para o aperfeiçoamento dos processos municipais.

A partir de cinco pilares principais, o programa busca auxiliar os municípios a adotar soluções tecnológicas para obter objetivos como:

 

•          Tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis a todos;

•          Simplificar processos de implementação de tecnologias;

•          Medir o estágio de maturidade dos processos municipais;

•          Impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação local;

•          Capacitar os servidores municipais sobre o processo de implementação dessas soluções e a respeito das melhorias, com o foco em inovação, na gestão municipal.

Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Bruno Araújo, o programa tem potencial para aprimorar os processos de gestão municipal, trazendo benefícios também para os cidadãos.

“O Cidades do Futuro visa impulsionar a inovação nos municípios mineiros, tendo como foco as melhorias para os mineiros, que ganham mais celeridade nos serviços prestados pelas prefeituras e mais qualidade de vida”, afirmou.

Parceiros

O programa Cidades do Futuro une parcerias importantes para o desenvolvimento e gestão dos municípios participantes.

Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Sede, instituições como a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) contribuem, dentro de suas especialidades, para que os pilares do Cidades do Futuro sejam implementados.

Sei! Municipal

Durante o evento, também foi apresentado aos municípios o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG).

A ferramenta, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é utilizada para a tramitação digital de documentos que se consolidou como medida para redução de custos e otimização de processos no Estado, já ultrapassando a marca de 76 milhões de documentos em sua base de dados.

Ao todo, 75 órgãos e entidades estaduais estão inseridos no Sei!MG.

São 116 mil usuários cadastrados, entre servidores do Governo de Minas e cerca de 330 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

Segundo a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernanda Mendes, o objetivo da agenda foi demonstrar os benefícios que o sistema trouxe para o Estado, de maneira que as prefeituras possam conhecer a plataforma e avaliar o quanto a ferramenta pode contribuir para os seus processos de trabalho.

“O sistema permite a tramitação em múltiplas unidades, o acesso remoto e responsivo, uma legislação arquivística, dentre outras características que são vantajosas para que os municípios possam aderir o modelo”, destacou.

O Sei! Municipal é uma frente do Cidades do Futuro em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Ministério da Gestão e Inovação (MGI), e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Marco Evangelista / Imprensa MG

Minas Santa

Ainda no Sul de Minas, o governador Romeu Zema esteve em Baependi, onde conheceu o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a casa onde viveu a beata mineira Nhá Chica.

A devoção a ela atrai, por mês, cerca de 30 mil fiéis ao município, que vem de todos os cantos do país para conhecer mais sobre a história de Nhá Chica e rezar pela intercessão da beata.

O turismo religioso vem contribuindo para o desenvolvendo econômico de Baependi. A cidade faz parte do Programa Minas Santa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e conta com uma extensa programação, que além de celebrar a Semana Santa com seus ritos tradicionais, pretende divulgar a devoção e crença em Nhá Chica.

“Baependi tem o santuário como ponto principal para atrair os visitantes, mas também é uma terra de lindas cachoeiras e uma bela história. É um lugar onde você encontra o turismo histórico, o turismo religioso e o ecoturismo” conta o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, padre Edson Pereira de Oliveira.

Outros compromissos

O governador também esteve nas cidades de Ritápolis e Soledade de Minas nesta quinta-feira. Na oportunidade, ele se encontrou com moradores, prefeito e lideranças regionais.

Nesta sexta-feira (8/3), a série de agendas será concluída com compromissos em Carmo de Minas, Jesuânia, Lambari, São Lourenço e Cambuquira.

RELATED POSTS

View all

view all