limeiranoticias.com.br

Alunos de escolas da rede municipal de ensino realizam projetos em homenagem ao Dia da Mulher – Noticias

March 11, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Fotos: Sedu/ Divulgação

Por: Rose Campos

Entre as atividades realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino voltadas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), é possível destacar os trabalhos realizados pelos alunos da E.M. “Leonor Pinto Thomaz” no Centro da cidade, que teve como foco a ação educativa denominada “Mulheres Inspiradoras da Música Brasileira”. Esta atividade faz parte do projeto “Cantando histórias”, elaborado pelos professores da unidade, com o apoio da equipe gestora da escola, e que será desenvolvido, junto aos alunos, ao longo de todo o ano de 2024.

O objetivo da ação foi aproveitar a primeira semana do mês de março, e o próprio Dia Internacional da Mulher, para oportunizar aos estudantes da escola um momento diferenciado de aprendizagem, no qual eles puderam conhecer mais atentamente algumas das mulheres que fazem parte da história da música brasileira.

No decorrer da ação, os alunos aprenderam sobre alguns movimentos musicais como a MPB, a Bossa Nova, Samba e o Sertanejo Raiz, bem como aprenderam sobre algumas das grandes expoentes desses movimentos, como as cantoras Elis Regina, Gal Costa, Nara Leão, Alcione, Beth Carvalho e Roberta Miranda, intérpretes de diferentes estilos musicais, em variadas épocas.

O ponto alto desta ação ocorreu no próprio dia 8, a data homenageada, quando os alunos puderam construir painéis dedicados às mulheres inspiradoras desses movimentos musicais e elaborar uma exposição disponível a todos da comunidade escolar; tudo isso acompanhado pelas músicas dessas grandes cantoras brasileiras.

Na última sexta-feira (8) todos os alunos puderam visitar as exposições feitas em cada sala de aula, conhecendo também as produções dos colegas. A partir de segunda-feira (11), os painéis ficarão expostos no pátio, onde os pais e responsáveis também terão acesso à exposição, ao longo de toda a semana.

A Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz” atende crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e está localizada na Rua XV de Novembro, nº 390, no Centro.

A mulher e o autocuidado

Já, na E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, foi realizada uma ação, também em comemoração à data, que envolveu as mães e responsáveis dos alunos. Promovendo a integração da escola com a comunidade, foi feita uma parceria com um instituto de beleza, o Instituto Audax, que ofereceu vários serviços de beleza para esse público.

A iniciativa, que partiu da escola, foi imediatamente abraçada pela empresa contatada. “Nosso intuito era proporcionar um momento de cuidado para as mulheres da nossa comunidade escolar, reservando um tempo para que pudessem se sentir cuidadas, pois isso interfere muito positivamente na autoestima. Essa foi também uma forma de aproximar as famílias da escola, mostrando, ainda, que esta é uma escola que cuida de todos”, comenta a diretora da escola, Miriani Barbosa Pacheco.

Toda a ação foi totalmente gratuita para a comunidade. Os profissionais da Audax – Cursos Profissionalizantes permaneceram, ao longo do dia, atendendo todas as mulheres interessadas.

A proprietária do Instituto Audax, parceira da escola na realização dessa ação, Kety Paola Mendes Bettiol, destaca a importância desse tipo de iniciativa, na qual quatro profissionais da área da beleza se uniram para proporcionar os serviços à comunidade escolar, oferecendo gratuitamente design de sobrancelhas, maquiagem, tranças e corte de cabelo. “Eu já venho trabalhando com ações sociais como esta, junto a instituições e escolas, há alguns anos. Todos ganham com essa atividade. Os profissionais que formamos, adquirindo mais prática, e o público atendido, que recebe todo esse carinho, o que muda muito positivamente a autoestima dessas pessoas”, conclui Kety, que também participou pessoalmente da iniciativa na escola.

A E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra” está localizada na Rua João Granado, 45, no bairro Cajuru do Sul, e atende estudantes do 1º ao 5º ano, além de oferecer a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

RELATED POSTS

View all

view all