limeiranoticias.com.br

Hospital Municipal Barata Ribeiro recebe revitalização completa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

March 28, 2024 | by limeiranoticias.com.br

O Hospital Municipal Barata Ribeiro – Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) entregou nesta quinta-feira (28/03), nas zonas Norte e Oeste, as melhorias de duas importantes unidades de saúde, que passaram por obras de recuperação estrutural. Na Mangueira, as intervenções no Hospital Municipal Barata Ribeiro (HMBR) promoveram uma revitalização completa da unidade, que possibilitou o aumento da oferta de serviços à população. Em Campo Grande, o CMS Oswaldo Vilella passou por uma extensa revitalização e foi completamente reestruturado para atender os usuários com mais qualidade e conforto.

Especializado em ortopedia, cirurgia plástica reparadora e geriatria, o Hospital Barata Ribeiro recebeu modernização completa, com a abertura de novas instalações, aquisição de equipamentos de ponta e uma sofisticada readequação estrutural. O objetivo é garantir o alto padrão do atendimento, trazendo mais conforto e segurança ao paciente, bem como aumentar a capacidade assistencial da unidade, que desempenha uma importante função para a população local e para toda a rede especializada do município.

Na esteira dos investimentos da SMS para atender à demanda por tratamento especializado no Sistema de Regulação (Sisreg), o Hospital Municipal Barata Ribeiro ampliou o número total de leitos de 121 para 132, inaugurou o Centro de Especialidade em Ortopedia — que já conta com 54 leitos — e abriu a Unidade Pós-Operatório, um setor de oito leitos projetado especialmente para o cuidado dos pacientes mais críticos, entre outras melhorias.

Como resultado, desde 2021 o número de atendimentos na unidade mais que dobrou: foram 39.224 atendimentos ambulatoriais em 2023, contra 15.649 em 2020. Nesse período, o total de internações aumentou em 61%, e o de cirurgias, em 82%. No ano passado, a unidade realizou 3.501 internações e 2.872 procedimentos cirúrgicos. Atualmente, o HMBR realiza, em média, 3.600 atendimentos por mês.

A unidade ainda recebeu readequações estruturais em locais como centro cirúrgico, ambulatórios, enfermarias, fachada, postos de enfermagem e farmácia. O espaço de convivência para pacientes geriátricos foi reaberto e o auditório da unidade passou por uma revitalização completa, ganhando um novo painel de displays de LED e um novo sistema de refrigeração. Também foi aberta uma nova sala no Centro de Estudos da unidade, que foi totalmente modernizado. O novo local de aula e formação de especialistas médicos contará com duas cúpulas de observação cirúrgica e uma sala com carteiras.

– Ampliamos muito a capacidade de resposta do Hospital Municipal Barata Ribeiro nos últimos anos e esses investimentos vão resultar num melhor atendimento à população. As modernizações trazem maior conforto ao paciente, além de ampliar a cartela de serviços prestados na unidade. O Barata Ribeiro é uma referência para toda a rede de atendimento especializado do município, que vem se expandindo muito nos últimos anos, com a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde e o aumento de oferta de diversas especialidades – pontua o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Desde 2021, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou 15 unidades especializadas para o atendimento à fila do Sisreg, a exemplo do Centro de Especialidade em Ortopedia do HMBR. Nesse período, o número de vagas para consultas e procedimentos em ortopedia ofertadas pela rede municipal aumentou em quase cinco vezes, saltando de 16.532 em 2020 para 79.542 em 2023. O município do Rio encerrou o ano passado com um saldo de 2,2 milhões de ofertas de vagas, o triplo do valor registrado em 2020.

 

Na Zona Oeste, centro de saúde é reformado e tem setores ampliados

As adequações do CMS Dr. Oswaldo Vilella incluem a ampliação da área do setor de acolhimento e classificação de risco, climatização de corredores internos, troca de pisos, pintura das paredes e renovação de mobiliários e equipamentos, além da troca de todos os aparelhos de ar-condicionado. A unidade conta com 21.673 usuários cadastrados e realiza mais de 240 atendimentos por dia.

No local, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes, pré-natal, exames de análises clínicas e laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação e outros serviços. A unidade tem ainda quatro equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

A manicure Edilene Guedes, de 49 anos, foi fazer um eletrocardiograma nesta quinta-feira na unidade de saúde e se mostrou satisfeita com as novas instalações:

– Eu achei uma maravilha essa reforma. A unidade está linda! Funcionando muito bem, como sempre, e com profissionais impecáveis. É bom ver a saúde funcionando.

O centro municipal de saúde funciona na Rua Jomar Mendes, s/n, em Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h ao meio-dia. A rede municipal conta com 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) distribuídas por toda a cidade.

Categoria:

  • 28 de março de 2024
  • Marcações: CMS Oswaldo Vilella Hospital Municipal Barata Ribeiro Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde

    RELATED POSTS

    View all

    view all