limeiranoticias.com.br

Mesa temática aborda defesa da ciência e da democracia em tempos de fake news – IFSP

março 25, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Evento híbrido acontecerá no dia 2 de abril e discutirá a regulação da IA e das Big Techs 

“Defender a Ciência e a Democracia em tempos de Fake News: Regulação da IA e das Big Techs”. Este assunto tão atual e necessário será discutido em uma mesa temática que acontecerá no Campus Guarulhos, no dia 2 de abril, às 9h da manhã. O evento, em formato híbrido, terá transmissão pelo Youtube 

A ação acontece numa parceria entre o IFSP (Daest e Campus Guarulhos) e a UEE – União dos Estadual dos Estudantes de São Paulo, para atender as fases preparatórias da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é conscientizar os estudantes e a comunidade acadêmica sobre as implicações da Inteligência Artificial, da desinformação, da soberania digital e do funcionamento da democracia na sociedade, além de proporcionar um espaço aberto e inclusivo para a discussão construtiva dessas questões.    

Farão parte da mesa temática os palestrantes Hector Batista – Diretor de comunicação da União Estadual dos Estudantes (UEE); Anderson Ribeiro – pesquisador do Grupo de Estudos de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (GETIP); Ergon Cugler – pesquisador do Instituto Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gabriela Beraldo – representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos(ANPG); Renan Alencar – representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A estudante do curso de Letras do Campus Avaré e vice presidente da União Nacional dos Estudantes, Laís do Vale Oliveira, será a mediadora da mesa. 

Wesley Gabriel, estudante do curso de Ciências Biológicas do Campus Avaré é um dos organizadores do evento. Ela destaca a necessidade de debater e encontrar formas de combater a desinformação, especialmente em um contexto de avanço das inteligências artificiais e disseminação de fake news pelas redes sociais. “A ideia é que os estudantes do Instituto Federal participem desse debate para contribuir com estratégias que possam ser levadas para a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia”, contou. 

 

RELATED POSTS

View all

view all