limeiranoticias.com.br

No mês das mulheres, Cine Maturidade exibe ‘Pacarrete’ em duas sessões no MIS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

March 16, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Em comemoração ao mês de março, pelo Dia Internacional da Mulher, o Cine Maturidade, projeto da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, vai realizar duas sessões de filme mais debate com a produção ‘Pacarrete’.

Com entrada gratuita, o filme será exibido no MIS (Museu da Imagem e do Som) no dia 20 de março, às 9h e às 14h, em Campo Grande. Desta vez, a mediação da primeira sessão será com a professora Maria Rosana Rodrigues Pinto Gama, mestre em Letras e especialista em Desenvolvimento Humano, Gênero e Políticas Públicas; e posteriormente com a professora Jacy Corrêa Curado, pós-doutora em Psicologia Social, coordenadora de grupos de pesquisa e vice-coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher.

Estrelado por Marcélia Cartaxo, João Miguel e Zezita de Matos, e dirigido por Allan Deberton, Pacarrete é uma bailarina criada em Russas, no interior do Ceará, e que deixa a cidade para viver o sonho de ser bailarina. Anos depois, ao retornar para o vilarejo, resolve fazer uma apresentação de dança como presente ao povo, na festa de 200 anos do município, mas ninguém se importa. 

Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, descreve como interessantíssimo o filme que dá margem a discussões como conflito de gerações.

“É uma artista que saiu da sua cidade, e depois que ela volta encontra tudo do mesmo jeito. Ali aparecem muitas questões para serem debatidas e que a gente consegue conversar depois”, comenta Zirleide.

A proposta do Cine Maturidade é discutir temas dentro do envelhecimento humano a partir da linguagem do cinema. 

Em Campo Grande, a exibição será dia 20, às 9h e às 14h, no MIS. O projeto será levado pela primeira vez para o interior do Estado, no município de Rio Negro, no dia 27 de março. O mesmo longa terá o debate posterior mediado pela Subsecretária Zirleide Barbosa.

A ideia é que o projeto ganhe cada vez mais público pelos municípios de todo o Estado.

Na Capital, o MIS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Terceiro andar. Em Rio Negro, a exibição será no salão paroquial, na Avenida Liberdade, 515, às 18h.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC

RELATED POSTS

View all

view all