limeiranoticias.com.br

Prefeitura abre duas unidades e faz itinerante em shopping para vacinação neste sábado – CGNotícias

March 22, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Neste sábado (23), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza plantão de vacinação em duas unidades e faz ação itinerante em um shopping na região central para vacinação. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo a Gripe e Covid-19. A exceção é para as vacinas que possuem cronograma específico, como a BCG e a Dengue.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça a importância da população buscar as unidades para colocar a caderneta de vacinação em dia, sobretudo aquelas pessoas que fazem parte dos públicos prioritários. Nesta semana, o município iniciou a vacinação contra a gripe. “A vacina é a ferramenta mais eficaz de prevenção. Por isso é importante que as pessoas busquem os pontos de imunização para se vacinar”, complementa.

Estarão abertas, das 7h às 7h, a UBS Coronel Antonino e a USF Santa Emília. No Pátio Central Shopping o atendimetno será de 9h às 16h.

Vacinação da Gripe

Campo Grande recebeu o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde contendo 35.170 doses da vacina contra a Gripe.  A expectativa é vacinar ao menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 300 mil pessoas em Campo Grande.

Por isso é fundamental que as pessoas que fazem parte do público prioritário busquem as unidades de saúde para se imunizar contra a doença. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, complementa a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  é eficaz contra  três tipos de cepas de vírus em combinação: a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Pessoas de 60 e mais
Gestantes
Puérperas
Indígenas vivendo fora de terra indígena
Indígenas vivendo em terra indígena
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade (18 anos e mais)
Funcionário do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Pessoas em situação de rua
Forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários

Vacinação Covid

As informações a respeito dos públicos para a vacinação da Covid-19 podem ser consultadas no site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

RELATED POSTS

View all

view all