limeiranoticias.com.br

Prefeitura promove amplo cuidado com atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

March 13, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Os profissionais de saúde que atuam nos diversos serviços preventivos da Prefeitura de João Pessoa convocam pais e responsáveis de crianças e adolescentes para manter a caderneta de vacinação atualizada. O alerta é também para quem ainda não iniciou o esquema vacinal com as doses dos imunizantes que protegem contra a dengue, Covid-19 e o HPV. Até a última segunda-feira (11), 7.695 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue na Capital, o que representa 13% do público alvo.  

“Todos nós temos a responsabilidade de cuidar nos nossos espaços, nossas residências e seguir os cuidados para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Um outro cuidado prioritário é o uso do repelente, para todas as pessoas, independente da idade. Já para crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos, há a vacina disponível em todas as salas de vacinas de João Pessoa e é uma conscientização fundamental, para esse cuidado e olhar preventivo”, orientou Fernando Virgolino, coordenador do Setor de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.  

Nesta quinta-feira (14), todas as vacinas das campanhas ativas e de rotinas, contempladas no Programa Nacional de Imunização (PNI), estão disponíveis de forma segura e de fácil acesso nos serviços da rede municipal de saúde distribuídos nos diversos bairros da Capital. Para ter acesso, os usuários precisam se dirigir a um dos três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, ou no Shopping Tambiá, com assistência das 12h às 20h.  

Já nas salas de vacinas, as ações preventivas e de promoção à saúde acontecem nos seguintes serviços: nas unidades de saúde da família (USFs), que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas policlínicas municipais, que atendem no período das 8h às 16h.   Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou dengue) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (14): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)