limeiranoticias.com.br

Saae/Sorocaba realiza desassoreamento da Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias da Água Vermelha – Agência de Notícias

março 19, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Fotos: Ivan flores – Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a fim de manter o sistema preservado e em condições de funcionamento pleno, realiza o desassoreamento da Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. As intervenções, que tiveram início na última semana, são necessárias para que o sistema permaneça em plenas condições para comportar os períodos de chuvas e o consequente aumento do nível do manancial.

A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos até o fim do primeiro semestre deste ano, com a remoção de cerca de 9 mil metros cúbicos (700 caminhões) de resíduos. A iniciativa é executada por meio da utilização de duas escavadeiras hidráulicas, sendo uma delas do tipo anfíbio (flutuante), para retirada do sedimento depositado no fundo do “piscinão”, cujo material é transportado por caminhões até um aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo carregado em dias de chuva.

O RDC Água Vermelha é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, sobretudo nos cruzamentos da avenida Washington Luiz com a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, assim como com a Comendador Pereira Inácio, e a Avenida Barão de Tatuí com Rua Abrão de Mahuad.

O sistema é dividido em duas bacias, sendo a primeira com 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, nos arredores das Avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e da Rua Padre José Carlos Simões. No fim de 2020 e durante todo o ano de 2021, o Saae/Sorocaba também efetuou o desassoreamento desse “piscinão” e removeu cerca de 30 mil metros cúbicos (2.500 caminhões) de material na época.

Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é complementado pela segunda bacia de contenção, local das intervenções deste ano, que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus. Esse reservatório tem 29.900 m² de área e capacidade de armazenamento de 74.750 m³ de água.

 

RELATED POSTS

View all

view all