limeiranoticias.com.br

Setor de Endemias vistoria mais de cinco mil imóveis em Ubatuba – Prefeitura Municipal de Ubatuba

março 26, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Iniciativa faz parte do calendário de ações de combate à dengue

 

Ubatuba continua em situação de emergência em Saúde Pública referente ao alto número de casos de dengue registrados em 2024. Até o momento, são 1529 casos confirmados e 2204 aguardando o resultado de exames.

Como uma das formas de combater a doença, o setor de Endemias da Vigilância em Saúde realiza constantemente vistorias diárias e mutirões para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor das arboviroses. Nas últimas quatro ações de “arrastão”. Foram visitados 10381 imóveis e vistoriados 5783 imóveis.

Durante a campanha, duas são as maiores dificuldades dos agentes que trabalham nas ruas: a primeira, é que os moradores permitam a entrada dos técnicos em seus imóveis para a vistoria de possíveis criadouros de larvas do mosquito. De cada 10 casas, quatro recusam essa entrada.

A segunda é a conscientização da própria comunidade em fazer sua parte, eliminando recipientes e materiais que podem acumular água limpa: não é preciso esperar a visita dos agentes para fazer a sua parte.

“Contamos com a população para colaborar nesse combate, tomando os cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis, caixas d’água e calhas”, reforçou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.

RELATED POSTS

View all

view all