limeiranoticias.com.br

Após mais de 20 anos de espera, moradores do Bairro Cidade Morena terão uma Praça moderna e funcional – CGNotícias

abril 3, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Com um investimento de R$ 298.125,68, a Prefeitura de Campo Grande está tornando realidade um sonho de mais de duas décadas dos moradores do Bairro Cidade Morena, localizado na região das Moreninhas: a reforma da Praça do Bairro, que antes era apenas uma área verde cercada. Gradualmente, os operários que trabalham na obra estão dando forma ao projeto que, visto do alto, terá o formato de um peixe. A previsão é de que a Praça seja concluída no prazo de 180 dias.

A calçada que está sendo construída terá a forma de peixe, interligando as ruas Fraiburgo e Taboão da Serra. Com a conclusão do projeto, no local, a população passará a contar com uma calçada compartilhada para ciclistas e caminhadas, além de uma academia ao ar livre e um playground. E com o paisagismo, a área ganhará árvores ornamentais e gramado.

Observando o projeto em andamento, Antônio Pereira Rodrigues, o Tica, lembra que as lideranças sofriam constantes cobranças dos moradores sobre o motivo do bairro não ter uma praça para o lazer da comunidade. “Como tudo tem o seu tempo, a obra chegou para beneficiar a comunidade, tanto na prática de atividades físicas para os idosos quanto para as crianças. E também servirá de local de encontro das famílias, para tomar o tereré e conversar. E o bairro ficará muito mais bonito”, afirma Tuca, presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Morena. Ele mora há 40 anos no Cidade Morena, está há cinco mandatos na Associação e agora assumiu a presidência da entidade.

Para a aposentada Maria Claudino das Virgens, que mora no Bairro Cidade Morena há 43 anos, a futura praça é um sonho antigo da comunidade. “Estou prestes a completar 70 anos e muitas vezes não tenho mesmo um espaço adequado para encontrar minhas amigas, para conversar, fazer um bordado. Somos da época em que os pontos de encontro eram as praças e estamos ansiosas para vir aqui ‘tricotar’. Isso nos traz bem-estar e saúde também”, disse.

 

“Uma pracinha sempre traz um ar de família em um bairro, não é mesmo? São as crianças que brincam no parquinho, os pais que usam a academia ao ar livre. Moro aqui há muitos anos e esperamos por uma praça nesse espaço há mais de 40 anos. Era uma pena ver essa praça ser usada somente para jogar lixo; muita gente fazia isso, além do mato e outros riscos como animais peçonhentos. Será de ótimo uso”, aponta a diarista Lucimara Maria.

A Praça fica a poucas quadras da Avenida Gury Marques, na Rua Fraiburgo, via de grande movimento por ser o principal acesso às Moreninhas. Por isso, a expectativa é de que com a Praça, a economia local será fortalecida com o aumento no fluxo de pessoas na região, onde também está localizada a unidade básica de saúde do bairro.

Para quem tem comércio no entorno da praça, o futuro espaço de lazer pode beneficiar ainda a movimentação dos negócios e a economia do bairro. Walter Cáceres da Silva tem uma loja de multiúsos, como artigos de papelaria e utensílios domésticos, e como todo bom empreendimento bairrista campo-grandense, não pode faltar uma boa erva de tereré.

“Em primeiro lugar, como morador mesmo do bairro, essa praça sempre foi muito esperada. Então sei que muitas famílias daqui vão aproveitar muito desse espaço. Já para meu negócio, que funciona de domingo a domingo, acredito que será muito bom, pois é o momento em que as pessoas têm tempo para buscar produtos do dia a dia, além da erva de tereré. Oferecemos de vários tipos e sabores, a granel, creio que será só sucesso”, complementa Walter Cáceres.

 

 

 

#pratodosverem A matéria possui seis imagens. A foto de capa mostra a área da Praça contendo a obra da pista de caminhada e árvores. A segunda foto é do mapa da Praça em formato de peixe. A terceira imagem mostra quatro homens trabalhadores da construção civil fazendo parte da pista de caminhada, dois deles estão abaixados realizando o nivelamento do concreto e dois em pé. A quarta foto é da dona Maria, no momento da entrevista. Ela é morena, com cabelos escuros e presos e blusa branca com folhas verde, preta e rosa. A quinta imagem é de Lucimara, também em momento de entrevista. Ela é morena, de cabelos pretos e está vestindo uma camiseta azul. A sexta e última foto é do comerciante Walter, que está posicionado atrás do balcão do comércio e em pé. Ele é moreno, possui cabelo curto e preto, veste boné cinza e camiseta preta com faixas amarelas nas mangas.

RELATED POSTS

View all

view all