limeiranoticias.com.br

Escola promove eventos de conscientização sobre autismo – Prefeitura Municipal de Ubatuba

abril 4, 2024 | by limeiranoticias.com.br

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral elaborou uma programação simples, de atividades durante a semana, para reforçar a inclusão e promover a conscientização.

A unidade, que tem em seu corpo docente um professor com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), propôs que na terça, dia 2, todos fossem vestindo roupas azuis. Assim como no ano de 2023, cada criança também recebeu um pirulito pinta língua azul em homenagem à data.

Além da fonoaudióloga da Secretaria de Educação, Graziela Alves, que participou de todas as ações de conscientização, Manoela Germano, ex-aluna da unidade e filha da atual vice gestora da unidade, passou nas salas para falar um pouco sobre o autismo e contar sua experiência diante do diagnóstico de autismo.

“Ela compartilhou suas experiências por meio de uma linguagem simples e, por isso, as crianças puderam entender um pouco sobre o funcionamento da mente do autista, seus gostos e o que mais os incomoda”, explicou a vice gestora, Mayriele Germano.

Na segunda-feira, 1º, a escola promoveu uma palestra com o Victor Duarte, um ex profissional da Educação que abordou o tema do autismo compartilhando a vivência em sala de aula como agente educacional no período de 2012 a 2016. O evento contou com a participação de profissionais da EMEI Maria Alice

 

Mais sobre a data

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

RELATED POSTS

View all

view all