Integrante do Circuito Litoral Norte, Ubatuba marcou presença como destino turístico em três feiras do segmento durante o mês de abril: Abav Travel SP, WTM Latin America e VII Expotel.
A Abav Travel aconteceu em Campinas, nos dias 11 e 12 de abril. A feira é destinada para apresentação de destinos e produtos do Estado para o mercado do interior de São Paulo. Esta foi a 46ª edição do evento, que contou com a participação de 46 operadoras de turismo, 24 hotéis e resorts, 12 destinos nacionais e dois internacionais e a realização de palestras não só sobre assuntos referentes ao trade, mas também, motivacionais.
Em seguida, foi a vez da WTM Latin America 2024, considerada o maior evento da indústria de viagens e turismo da América Latina. O evento também foi sediado na capital paulista, entre 15 e 17 de abril, e veio com a temática central de planejamento, destacando a importância de pensar no futuro da atividade de forma coletiva, mas sem perder de vista o trajeto percorrido.
No último dia do evento, (17), o Circuito Litoral Norte participou de uma capacitação para cerca de 50 agentes de viagem, operadores e buyers no Teatro Transformation, junto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.
“Essa é uma estratégia fundamental diante do crescente fluxo de turistas internacionais no Brasil, evidenciado pelos recordes históricos recentes em gastos e visitações. São informações valiosas que contribuem diretamente com nosso receptivo”, afirmou o secretário executivo do Circuito, Gustavo Monteiro.
Por último, nos dias 24 e 25 de abril, foi a vez da VII Expotel- Feira Internacional para hotelaria e gastronomia, realizada em São Paulo. Trata-se de um evento focado em hotelaria e fornecedores da cadeia de turismo.
Além da divulgação com destino turístico, a programação também contou com workshops, palestras de gastronomia, hotelaria e hospedagem, inovação e marketing.
A secretária executiva estadual de Turismo e Viagens, Luciane Leite, comentou que São Paulo é o estado que mais recebe turistas no país.
“As feiras de turismo desempenham um papel crucial no desenvolvimento e promoção das regiões como destinos turísticos. Para Ubatuba, participar desses eventos representa uma oportunidade única de exibir seus atrativos, promover sua cultura e história, e atrair visitantes e investimentos”, finalizou o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Oliveira.
Perspectivas
A expectativa é que o turismo paulista arrecade R$304 bilhões em 2024. Até dezembro, são esperados 49 milhões de turistas visitando o estado. Os dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.
O fluxo de turistas também aumenta em destinos do litoral, interior e capital, ultrapassando os 46,8 milhões de brasileiros em São Paulo e a 2,3 milhões de estrangeiros no Estado este ano. A alta do turismo é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea.