Ícone do site LIMEIRA NOTÍCIAS

Defesa Civil de Ubatuba participa de curso de combate a incêndios – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Cinco profissionais da Defesa Civil de Ubatuba estão na cidade de Tremembé nos dias 2 e 3 de maio para participar de uma capacitação de agentes e brigadistas na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais, realizada pela Defesa Civil estadual.

Trata-se de uma oficina preparatória para a operação São Paulo sem Fogo, realizada em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação, antecipando o planejamento estratégico para o próximo período de estiagem.

O treinamento deste ano oferece instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem.

“O treinamento é importante porque nos prepara enquanto agentes tanto sobre a prevenção de incêndios quanto a mitigação desses eventos e rapidez e eficiência na resposta. Desta forma, estaremos melhor preparados para atuar em todo o município”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Jailson Santos.

Para o  secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira,  atribui a redução significativa do número dos focos de incêndio em 2023 à realização desse tipo de iniciativa.

Índices

De acordo com a Secretaria Estadual de meio Ambiente, no estado de São Paulo, os incêndios florestais são frequentes nas áreas naturais protegidas sob tutela estadual, além de incidirem também em áreas cultivadas e terras particulares, provocando impactos ambientais negativos aos biomas e ecossistemas presentes no território paulista. Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle. No estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.

Sair da versão mobile