Avelino Israel
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Conhecer o Parque da Cidade, em Santana, é sempre um bom passeio para qualquer dia da semana. Mas, se for feito em pleno sábado e na companhia de guias especializados contando a história de cada ponto dos seus quase 1 milhão de metros quadrados, com certeza, a satisfação será muito maior.
A oportunidade acontece novamente neste sábado (25), com mais uma edição do City Tour programado pela Prefeitura de São José. A visita começará as 9h e a previsão é que dure 3 horas. O passeio é gratuito e inclui conhecer atrações como o Pavilhão Gaivotas, a Casa da Ilha, a Residência Olivo Gomes e os Jardins de Burle Marx.
Para participar da visita guiada, é preciso se inscrever e as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela Central 156 (telefone, site ou aplicativo) ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br até as 12h desta sexta-feira (24).
Programação
O último City Tour realizado no Parque da Cidade foi em fevereiro deste ano. Até o mês de abril, 180 pessoas participaram dos 11 passeios promovidos. De 2019 (quando o programa foi implantado) até 2023, a Prefeitura já realizou 91 passeios pelo City Tour, abrangendo um total de 1.815 pessoas.
Para este ano, estão programados 17 passeios e os próximos acontecerão nos dias 1º, 8, 15 e 22 de junho, respectivamente na Semana de Meio Ambiente (em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade), no Parque Vicentina Aranha, no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e distrito de Eugênio de Melo.
O City Tour possui, atualmente, cerca de 10 roteiros diferentes no centro da cidade e no distrito de Eugênio de Melo, visitando museus, parques naturais, patrimônios históricos e culturais, entre outros atrativos.
Conheça o Parque
O Parque da Cidade Roberto Burle Marx é a maior área verde localizada na região urbana do município. Tombado como patrimônio histórico, artístico, paisagístico e cultural, o parque fez parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba, cujo prédios também são tombados como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Os jardins são de autoria de Roberto Burle Marx e a Residência Olivo Gomes é projetada por Rino Levi. Os espaços compõem um trabalho da arquitetura moderna brasileira e são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).
Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico