NOTÍCIAS

Cooperativa de reciclagem promove gincana na EM Madre Glória – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Como parte do Festival da Mata Atlântica realizado em Ubatuba na primeira semana de junho, a cooperativa responsável pela coleta seletiva em Ubatuba, a Coco&Cia reciclagem, promoveu uma gincana com a participação de 60 alunos dos quartos anos da EM Madre Maria da Glória, que fica no parque dos Ministérios, região oeste do município e que é a mesma em que a cooperativa está sediada.

De acordo com a coordenadora da unidade, Delane Rezende, a iniciativa de Educação Ambiental foi dividida em duas partes: na primeira, a Coco&Cia conversou com as crianças sobre o tema e sua importância para a cidade e o meio ambiente, abordando como destinar corretamente os resíduos e a importância da reciclagem. Também foram distribuídos saco de lixos para eles pudessem juntar os materiais recicláveis.  Na segunda parte, que aconteceu na semana seguinte, os estudantes levaram o material arrecado para separar na gincana.

“Esse é um evento que a gente faz sempre na semana no Festival da Mata Atlântica justamente para mostrar a importância de se destinar ao resíduo corretamente, para não contaminar as nossas águas e as nossas matas”, comentou a gestora administrativa da Coco&Cia, Simone Godoy.

“A ideia do projeto é realizar um ciclo de mini palestras e uma atividade na Ilha Anchieta no segundo semestre do ano letivo. Foi uma iniciativa sugerida pela própria cooperativa, por estar na região oeste. As crianças amaram e os professores também, pois vem ao encontro do nosso trabalho com os alunos”, afirmou Delane.

“Não tem coisa melhor no mundo do que trabalhar com as crianças. Eles têm uma humildade tão grande e uma simplicidade sem tamanho. A satisfação de fazer a gincana na Escola Madre Glória e levar esse trabalho que a Coco faz com tanta devoção e carinho, não há dinheiro no mundo que pague”, complementou a idealizadora da Coco&Cia, Gilda Godoy

Resultados

A Coco&Cia trabalha, há muitos anos, com a educação ambiental nas escolas e promove, anualmente, esse projeto na semana do Festival da Mata Atlântica.

Após cinco dias, os estudantes levam para a escola todo o resíduo reciclável que eles juntaram em casa e isso é contabilizado. Este ano, a gincana arrecadou um total de 20 kg de resíduo, sendo 10kg de plástico, 1,5 kg de metal e 8,5 kg de papelão.