A Secretaria Municipal de Saúde reformulou o Centro de Atendimento à Dengue (CADE), que funciona na UBS Cícero Gomes, e o espaço passou a denominar-se “Unidade de Saúde Sentinela”, para atender diversas doenças sazonais, entre elas problemas respiratórios. A alteração está valendo desde a última segunda-feira, dia 1º de julho.
A unidade Sentinela é responsável por cuidar de doenças tipicamente desencadeadas ou agravadas em uma época específica do ano, como gripe, dengue, Covid e viroses. Com essa mudança, a unidade ficará com a tarefa de atender de maneira exclusiva às doenças mais propensas em determinados períodos.
“Sabemos que existem doenças que estão muito ligadas a um período específico. Agora no inverno, há um número maior de casos de doenças respiratórias, que são patologias sazonais”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi.
Assim como a nomenclatura, os dias e horários de atendimento também mudaram. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“O CADE sofreu mudanças após uma queda no número de casos de dengue e a baixa procura, principalmente, aos finais de semana. A alteração é importante para melhorar o serviço oferecido e desafogar a Santa Casa e os PAs, a fim de agilizar os atendimentos aos pacientes”, conclui Alyne.