A Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba é o único hospital do município e tem seu atendimento voltado, principalmente, para os casos de urgência e emergência. Somente no ano de 2023, foram mais de 167 mil atendimentos com a missão de salvar vidas e cuidar da saúde e do bem-estar da população.
Quando um paciente chega à Santa Casa, uma equipe de enfermagem realiza uma triagem que utiliza o “Protocolo de Classificação de Risco” do Ministério da Saúde, que é uma ferramenta padronizada para organizar o atendimento em serviços de urgência e emergência, com base na prioridade clínica do paciente, e não na ordem de chegada. Os níveis de gravidade são definidos por cor: vermelho, amarelo, verde e azul.
A gerente de enfermagem da Santa Casa, Glaucia Wirthmann, explica que o protocolo faz parte da estratégia de melhoria no acesso aos serviços de saúde, promovendo o acolhimento de forma preconizada pela Política Nacional de Humanização (PNH).
“Os objetivos principais desse acolhimento é priorizar casos mais graves e assegurar que pacientes com risco iminente à vida recebam atendimento imediato. Com isso é possível organizar os fluxos, reduzir a superlotação e promover um atendimento mais acolhedor e humanizado”, destacou a enfermeira.
Funcionamento:
O protocolo se baseia na avaliação rápida da condição clínica do paciente, considerando sintomas, sinais vitais e histórico. Essa análise é realizada por profissionais capacitados, que utilizam critérios pré-estabelecidos para classificar os pacientes em níveis de prioridade.
Sistema de classificação por cores:
- Vermelho (Emergência): Atendimento imediato – Risco de morte;
- Amarelo (Urgente): Condições que podem agravar sem atendimento;
- Verde (Pouco urgente): Baixo risco de agravo imediato à saúde;
- Azul (Não urgente): Sem risco imediato de agravo à saúde.