Corredores de todas as idades acordaram cedinho, neste sábado (14), para participar da 1ª edição da Raros Run. Com largada às 6h no Busto de Tamandaré e percursos de 5km, 10km e Famlily Run, além de caminhada de 3km, o evento reuniu cerca de 500 inscritos.
Promovida pela Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador) e com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, a corrida teve como objetivo central estimular e incluir a sociedade civil organizada como um todo na defesa dessa causa.
Dentre os participantes, o prefeito Cícero Lucena disputou a prova dos 5km e aproveitou o evento para reafirmar o compromisso da gestão no cuidado com as pessoas, principalmente àquelas com necessidades especiais.
“Um evento como esse estimula as pessoas a terem consciência, a também cada um fazer a sua parte, e nós reafirmamos o nosso compromisso no cuidado com as pessoas que possuem doenças raras. Essa semana tive a alegria de conseguir o restante dos recursos de R$ 6 milhões para a conclusão do Complexo de Doenças Raras, que está em obras na nossa cidade”, disse.
O secretário executivo de Esportes, Juliano Sucupira, destacou o pioneirismo da corrida em todo o Brasil e ressaltou que a meta é fazer com que a iniciativa ganhe visibilidade nacional e passe a ser realizada em outros Estados também.
“Nosso objetivo é justamente despertar esse interesse da população e ajudar a compreender e ter empatia pela causa, pelas pessoas com doenças raras. O prefeito Cícero Lucena tem focado numa gestão totalmente humanizada, que pensa a cidade como um todo, e tido a preocupação de dar essa atenção com excelência a quem mais precisa”, afirmou Sucupira.
Já a presidente de honra da Aspador, Saionara Araújo, agradeceu o apoio da Prefeitura de João Pessoa e destacou a importância do evento para a causa. “É imensurável o tamanho da importância dessa corrida, porque não é a corrida pela corrida, mas é a corrida pela causa, que é tão esquecida, e a Prefeitura de João Pessoa vem nos ajudando, por exemplo, com o Centro de Referência Multiprofissional, que é o primeiro do País nos moldes que ele funciona aqui em João Pessoa”, comentou.
Incentivo ao esporte saudável – Durante o evento, o prefeito Cícero Lucena também destacou a vocação da cidade para a prática esportiva e lembrou que João Pessoa cada vez se consolida mais como a ‘Capital do esporte saudável’.
“Só corrida de rua, nós temos mais de 42 por ano, inclusive, às vezes, com duas em um fim de semana, fazendo também à noite, para caber, e cada vez com mais gente participando e é isso que nos deixa feliz, além das outras atividades esportivas de areia, por exemplo, que o Governo do Estado também trouxe e nós patrocinamos, e tudo isso nos mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o prefeito.