18 de dezembro de 2024
17:29
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
Na ocasião, será realizada edição especial do “Pedala Sorocaba”, a partir das 9h, com disponibilização de patinetes elétricos gratuitos durante o evento
A Prefeitura de Sorocaba confirmou, para as 9h do dia 12 de janeiro de 2025, a entrega das obras de pavimentação do trecho final da Avenida Três de Março. O evento será realizado em espaço na Rua Quinzinho de Moraes, 315, no bairro Aparecidinha.
Na ocasião, haverá uma edição especial do “Pedala Sorocaba”, com a descida de bicicleta pela nova via, com apoio das Secretarias de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e de Mobilidade (Semob), mais a Urbes – Trânsito e Transportes. Também estarão à disposição da população, gratuitamente, 200 patinetes elétricos, porém as vagas são limitadas e a reserva do equipamento deve ser feita previamente, pelo link: https://www.sorocaba.sp.gov.br/descida3demarco/. O patinete só poderá ser utilizado por pessoas acima de 18 anos e no percurso do evento.
Esse evento marcará a disponibilização do viário para uso pleno pelos veículos que circulam pelo local. No entanto, algumas atividades complementares, como os trabalhos na região da represa Castelinho, terão continuidade, com previsão de término em até 30 dias após a entrega.
No momento, a obra de duplicação e implantação da pavimentação da Avenida 3 de Março está em fase de conclusão. Toda a extensão do viário encontra-se pavimentada, com sinalização horizontal e vertical, permitindo seu pleno uso pelos veículos.
Segundo o Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) de Sorocaba, responsável pelo gerenciamento da obra, as calçadas e ciclovias da Av. Três de Março estão em processo de finalização, com ajustes em pontos específicos antes da concretagem do piso. Em paralelo, a implantação da iluminação em áreas onde não havia rede elétrica é executada pela CPFL Piratininga.
A obra
A pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março são viabilizadas por meio de financiamento via Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e integra o programa municipal de mobilidade urbana, chamado “Sorocaba Tem Pressa”, que trouxe agilidade às obras em andamento no município e iniciou novos projetos, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito em Sorocaba.
A obra contempla seis quilômetros de via e é realizada pelo Consórcio Duplicação e Pavimentação Sorocaba (Casamax e Oestevalle), vencedor da licitação e com o valor do contrato de aproximadamente R$ 45 milhões. A duplicação conta com área aproximada de 30 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil m² de ciclovia e 5 mil m² de calçadas.
Em junho deste ano, a Prefeitura entregou o primeiro trecho da obra, de 1,5 km, interligando a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes até a via Francisco Roldão Sanches. A segunda etapa compreende o trecho entre a via Francisco Roldão Sanches até a Rua Quirino de Mello.