NOTÍCIAS

Educação terá projeto para trabalhar dificuldades de aprendizagem – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Secretaria de Educação de Ubatuba implementará, a partir de maio, o projeto “Derrubando barreiras para a Aprendizagem”. Idealizado pelas psicopedagogas da Seção de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa visa identificar alunos dos 3°, 4° e 5° anos da rede municipal com dificuldades persistentes em leitura, escrita e cálculo.

Professores encaminharão os estudantes para avaliação específica. O objetivo é identificar os fatores que dificultam o aprendizado e oferecer orientação a professores e responsáveis. Caso necessário, os alunos serão direcionados para avaliação na área da saúde. A previsão é atender cerca de 200 alunos anualmente. Os encontros individuais e semanais ocorrerão na EM Padre José de Anchieta.

Segundo a chefe da Seção de Educação Especial, Esmenia Xavier Pinheiro Baeta, o projeto surgiu com a equipe multidisciplinar da SME, identificando que o número de alunos com alguns tipos de transtornos de aprendizagem vem crescendo significativamente, o que vem causando prejuízos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento socioemocional nos alunos da rede municipal.

“A iniciativa está norteada pela Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, que determina como obrigatório o desenvolvimento e manutenção de programas de acompanhamento integral, visando que o aluno tenha acesso a avaliação especifica para identificar suas particularidades o quanto antes. Por isso, medidas assertivas para a evolução no processo de aprendizagem de cada aluno serão adotadas pela pasta”, afirmou Esmenia.

A condução do projeto ficará a cargo das psicopedagogas Cacilda Costa, Flávia Varallo e Michele Esteves, da Seção de Educação Especial.