José Roberto Amaral
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar o restauro completo dos jardins de Burle Marx, que integram a Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, região norte.
O projeto executivo do restauro vai custar cerca de R$ 250 mil e será custeado com recursos do FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano). O projeto foi aprovado pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) na quarta-feira (23).
O prazo de execução do projeto executivo é de 180 dias, a contar da assinatura do contrato.
O projeto segue as diretrizes de um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por intermédio do Sítio Roberto Burle Marx.
O restauro completo dos jardins contempla uma área de cerca de 50 mil metros quadrados e será realizado depois da conclusão do projeto executivo.
Patrimônio
Os jardins são de autoria do paisagista Roberto Burle Marx, que dá nome ao Parque da Cidade, e integram a Residência Olivo Gomes. O imóvel foi projetado pelo arquiteto Rino Levi e construído em 1951.
O conjunto é considerado patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico e é legalmente protegido nas três instâncias (municipal, estadual e federal).
A paisagem, com o jardim e a Residência Olivo Gomes ao fundo, é considerada como um dos principais cartões postais de São José dos Campos.
Roberto Burle Marx (4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) é o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil.
Foi um dos primeiros paisagistas a utilizar plantas nativas brasileiras em seus projetos. Seu trabalho teve uma grande influência mundialmente no design de jardins tropicais no século 20. Também foi pioneiro na defesa da conservação ambiental e na conscientização sobre a importância da flora brasileira.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade