Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão de Obras
A Prefeitura lançou o edital da licitação para construir a nova maternidade de São José dos Campos. A abertura das propostas, cuja escolha se dará pela modalidade concorrência eletrônica, será no dia 15 de julho, às 9h, com o valor máximo de R$ 77.532.399,77.
Do investimento total da obra, R$ 60.000.072 serão aportados pelo Governo Federal, por meio do Novo PAC. Esses recursos estão garantidos pela Caixa Econômica Federal, que aprovou o projeto e assinou a autorização para o empreendimento. O restante será complementado pelo Município.
Construção
Se o processo do certame correr como o esperado, a previsão é que a ordem de serviço seja emitida até 1º de setembro. A unidade materno-infantil terá 150 leitos e ocupará uma área total de 18,6 mil metros quadrados, somando edificação (10,1 mil), paisagismo e estacionamento.
Com prazo aproximado de dois anos para execução, ela será construída no imóvel atualmente ocupado pelo Tiro de Guerra, na Rua Ricardo Edwards, Vila Industrial. O órgão do Exército será transferido para o prédio onde funcionava o apoio operacional da Guarda Civil Municipal, no mesmo bairro, que será reformado e adaptado para receber as instalações militares.
Modernidade
A nova estrutura hospitalar vai atender pacientes da cidade e região. O projeto segue as mais modernas soluções arquitetônicas para garantir conforto e segurança a mães e bebês em todas as fases, do pré-natal ao pós-parto.
Proposta do Plano de Gestão 2025-2028, a construção da maternidade reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde das mulheres e crianças. O objetivo é proporcionar atendimento médico eficiente e humanizado.
Estrutura
- Mais de 100 leitos de internação
- UTIs materna e neonatal
- Serviços ambulatoriais e de pronto atendimento obstétrico
- Centro obstétrico completo, com áreas para pré-parto, parto e puerpério
- Casa de apoio para gestantes, puérperas e bebês de alto risco, com suporte e acolhimento
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão de Obras