NOTÍCIAS

Coletivo Auroras promove acolhimento de mulheres em situação de violência – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é o equipamento responsável por acompanhar situações de violação de direitos em Ubatuba, como violência doméstica, abandono, negligência e outras formas de vulnerabilidade.

Como modalidade de acompanhamento coletivo, o Creas realiza os encontros do Coletivo Auroras, voltados especialmente às mulheres em situação de violência. O grupo é conduzido por uma psicóloga e uma assistente social da equipe técnica em espaço protegido e respeitoso, onde a fala nunca é obrigatória e a escuta entre semelhantes permite o reconhecimento, o fortalecimento e o acesso a informações e oportunidades.

O Coletivo Auroras acontece quinzenalmente na sede do Creas em Ubatuba, que fica na rua Maranhão, 279. A participação é livre e qualquer mulher que se identifique com o tema podem comparecer.

“O grupo possibilita trocas significativas e o resgate de vínculos sociais, sendo uma ferramenta potente no enfrentamento da violência”, comentou a coordenadora do Creas, Marina Gregório.

Como funciona

No atendimento a mulheres em situação de violência, o Creas atua como um braço da rede de proteção social, articulando-se com os serviços de Segurança Pública, Saúde, Justiça e Assistência. “Embora o Creas seja parte dessa rede, não substitui os órgãos responsáveis por medidas legais ou de proteção imediata. É um serviço especializado voltado à garantia de direitos e ao fortalecimento da autonomia das mulheres acompanhadas”, explicou Marina.

A coordenadora explicou que para ser atendida não é necessário ter feito boletim de ocorrência. O acesso ao serviço também não está condicionado ao rompimento da relação com o agressor e pode ocorrer mesmo enquanto a situação de violência ainda está em curso. “As decisões cabem à mulher, e nenhuma medida é imposta. O Creas realiza acolhimento, escuta qualificada, orientação sobre direitos, acesso a benefícios e encaminhamentos para serviços da rede, respeitando sempre o tempo e o contexto de cada situação”, finalizou.  O próximo encontro do Coletivo Auroras será na próxima terça-feira, 15 de julho, às 10h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833‑3316.