Desempregada há dois anos, Gildete Matias, de 54 anos, chegou cedo à Escola Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do Grotão, nesta quarta-feira (13), com o currículo impresso, documentos organizados e a esperança de voltar ao mercado de trabalho. Ela garantiu uma das fichas de atendimento no Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo Itinerante.
Promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), o evento itinerante atraiu centenas de pessoas ao bairro do Grotão. Nesta edição estão sendo oferecidas mais de 600 vagas de emprego.
“Há dois anos que eu tento uma oportunidade de emprego. Eu já participei de outras edições do Feirão no Parque das Indústrias e no Espaço Cultural e até já fui chamada mais de uma vez, mas tive problemas de saúde e não pude assumir. Mas já estou bem de saúde e minha esperança é que dê tudo certo”, disse Gildete Matias.
A estudante Daysielle Oliveira, de 19 anos, ficou sabendo do Feirão através do irmão que estuda na Escola Tharcilla Barbosa. “Eu trouxe todos os documentos pedidos no site, peguei a ficha 74”, disse ela. “Eu procuro uma vaga no setor administrativo porque eu já fiz curso nessa área e tive experiência como aprendiz de Assistente Administrativo. Também pode ser na área de Gestão Ambiental, já que estou cursando o 5º período na universidade. Estou aberta as oportunidades. A minha expectativa é sair daqui com uma vaga de emprego garantida”, destacou.
“Nossas expectativas são as melhores possíveis. Nessa edição disponibilizamos mais de 600 vagas de emprego e estimamos atender o maior número possível de pessoas”, destacou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, João Bosco. Segundo ele, diversas empresas estiveram presentes para fazer entrevistas no próprio local. “Feito o atendimento com o Cine e o perfil se encaixando nos pré-requisitos de uma das empresas presentes, o candidato já pode partir para a entrevista e quem sabe até sair com uma promessa de contrato de trabalho”, ressaltou João Bosco.
Jeferson Santos, coordenador do Recursos Humanos e do Departamento Pessoal da empresa Empadinhas Barnabé, participou do Feirão e entrevistou diversos candidatos para estágio no local. A empresa que representou está disponibilizando diversas vagas no setor administrativo, financeiro e ainda para porteiro, motorista, auxiliar de manutenção predial e atendentes de loja.
“Nesse primeiro momento é realizada uma entrevista. O candidato estando dentro do que estamos procurando, já é feito um encaminhamento para uma vivência remunerada de um dia ou dois. Caso seja aprovado, já é feito o processo de admissão”, explicou Jeferson Santos.
Além das entrevistas, os participantes puderam se inscrever gratuitamente em diversos cursos de capacitação, como Operador de Caixa; Atendente de Farmácia; Segurança do Trabalho; Empreendedorismo; Inteligência Emocional; Manutenção em Celular; Gastronomia e Vendas em Cosméticos, com certificado emitido no local.
Foi o caso de Adriano de Lima, de 39 anos, que é cozinheiro há 20 anos. Ele fez a capacitação em Gastronomia. A expectativa de Adriano é buscar uma nova profissão, porém se mantendo dentro da área de alimentação. “Minha expectativa é mudar de área, trabalhar num supermercado, uma fábrica, algo nesse sentido voltado ainda para a área de alimentação”, disse.