NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba participa da celebração de 40 anos das Delegacias de Defesa da Mulher em São Paulo – Agência de Notícias



28 de agosto de 2025

14:44

Por: Secom

Fotos: Sesu

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), participou do evento de comemoração dos 40 anos das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, na tarde de quarta-feira (27 de agosto). Na ocasião, Sorocaba foi representada pelo secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia.

A cerimônia reuniu autoridades estaduais, entre elas a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado, Cristiane Freitas; o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian; e a coordenadora das DDMs, Adriana Liporoni, além de representantes de instituições públicas e da sociedade civil.

O evento integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Desde 2023, o Governo de São Paulo promove o movimento permanente SP Por Todas, com o objetivo de dar visibilidade às ações e serviços de proteção às mulheres em todo o estado.

A celebração dos 40 anos da primeira DDM tem como principal objetivo destacar a importância histórica da criação dessas unidades especializadas, que se tornaram referência nacional no atendimento e na proteção das vítimas de violência de gênero,

Houve ainda a assinatura de decreto que cria a Divisão de Apoio às Delegacias da Mulher, para que a Polícia Civil atue, amplie e centralize a coordenação das 142 DDMs do Estado, inclusive aquela em Sorocaba. Também servirá para padronizar procedimentos, a fim de aprofundar indicadores criminais, entender, construir e aprimorar as políticas públicas de proteção às mulheres.

 

“Protege Mulher”

Em Sorocaba, a Prefeitura atua com firmeza no combate à violência doméstica, por meio de políticas públicas integradas. Um dos principais instrumentos é o “Protege Mulher”, um dispositivo exclusivo para vítimas que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça. O aplicativo de celular está diretamente conectado ao Centro de Controle Operacional integrado (CCOI) da Secretaria da Mobilidade (SEMOB), onde a Guarda Civil Municipal (GCM) também atua, garantindo resposta rápida das equipes de segurança em casos de emergência.

“A iniciativa fortalece a rede de proteção e oferece mais segurança às mulheres em situação de risco no município”, complementa o secretário. Atualmente, são mais de 1.300 pessoas cadastradas  no “Protege Mulher”. Somente em 2024, a GCM registrou, via esse aplicativo, 430 casos de denúncia de violência doméstica/violação de medida protetiva, que resultaram em 85 pessoas detidas. Em 2025, até meados de agosto, foram 256 acionamentos e 61 detidos.

Em casos de violência doméstica, a denúncia pode ser feita pelo telefone 153, da GCM.