Noticias de Limeira

Comissão de Esporte vistoria reforma no Ginásio Vô Lucato

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo realizou diligência no Ginásio de Esportes Fortunato Lucato Neto, o Vô Lucato. O equipamento público passa por reforma desde julho deste ano, com previsão de término em janeiro de 2026. Os vereadores deliberaram questionar à Prefeitura se o  cronograma da obra será cumprido dentro do prazo estimado.    

“O ginásio foi fechado em 15 de julho e hoje, dia 16 de outubro, três meses depois, observamos que foram trocadas algumas telhas quebradas, os exaustores são todos novos, o gradil, porém só foi mexido nessa parte. Então, o que a Comissão precisa agora é acompanhar o cronograma da obra e ver se as etapas de execução estão de acordo, porque o nosso entendimento é que há possibilidade de a entrega não ocorrer no prazo”, considerou o presidente do colegiado, Guilherme Guido (PL).    

A Comissão observou que a reforma ainda deve contemplar a reposição de brises, a troca da iluminação do espaço, além de reparos nas redes hidrossanitárias e elétricas, pintura e limpeza geral. Por isso, deliberou que na reunião da próxima semana vai solicitar esclarecimentos ao Poder Executivo sobre o prazo da obra, se será ampliado, e por quanto tempo o local ficará sem receber atividades esportivas.

Os vereadores apontaram que a preocupação do colegiado é que quanto mais tempo o ginásio ficar fechado para obras mais serão afetadas as modalidades como o basquete, o futsal e o vôlei, que utilizam o Vô Lucato como principal espaço para realização dos jogos em Limeira. “Para essas modalidades o Vô Lucato é o melhor ginásio, sendo uma referência para propagação da atividade física no município”, afirmou Guido.      

Reforma 

Os serviços de reforma são realizados sob a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O investimento é de R$ 913 mil, conforme o contrato Finisa Nº 0615.892-21. A empresa contratada é a R. Maluf Engenharia e Construções Ltda. As informações gerais da Prefeitura sobre o projeto, orçamento e etapas da reforma constam neste link.  

A Comissão

Integram o colegiado Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. É de competência dos membros opinar sobre proposições, promover debates, seminários e ações educativas que visem a identificar problemas e propor soluções para o fortalecimento e a melhoria das políticas públicas locais nas áreas de esporte, lazer, cultura e turismo, além de fiscalizar, acompanhar e avaliar a efetividade de programas governamentais, estudar e propor políticas públicas aptas a proporcionar melhoria de qualidade de vida aos munícipes e bem-estar nessas áreas. 

As reuniões ordinárias ocorrem às quintas-feiras, às 8h, e as deliberações são registradas em ata.