Nesta terça-feira (21), 20 alunos da Rede Municipal de João Pessoa viajaram para Joinville (SC), em busca do sonho de estudar na maior escola de balé do Brasil, Escola de Teatro Bolshoi. Os estudantes vão participar da etapa final da seleção, através de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
A secretária executiva da Educação, Luciana Dias acompanha os alunos na viagem. “Nós estamos com 20 crianças de João Pessoa, classificadas para mais uma seletiva do Teatro Bolshoi, graças à decisão do prefeito Cícero Lucena de firmar um convênio com esta escola. Nossos estudantes terão a oportunidade de receber uma formação em dança em altíssimo nível e, principalmente, de sonhar com um futuro cheio de arte e várias possibilidades. As expectativas são grandes. A esperança de ver nossos meninos e meninas conquistando vagas para estudar no Bolshoi é emocionante. Ver a energia, a determinação desses pequenos, tão empolgados, confiantes e prontos para ser alto e brilhar”, ressaltou Luciana Dias.
As famílias dos estudantes, que buscam o sonho de estudar na maior escola de balé do Brasil, estão com grandes expectativas . “Espero que meu filho tenha um resultado positivo. É um grande sonho dele e a gente tá aqui para apoiar e vamos para frente que vai dar certo. Não foi uma decisão fácil de ver ele ir para distante dos pais, mas é um sonho dele e a gente tá aqui para apoiar”, disse com esperança Alisson José da Silva Guimarães pai de José Miguel Faustino Guimarães.
Antes do primeiro dia de avaliação, que acontecerá na sexta-feira (24), os alunos irão passear no parque Carreiro Word, conhecer fábrica de chocolate, zoológico, além de conhecerem a casa social onde já residem 15 estudantes que foram da rede de ensino de João Pessoa.
“Na sexta-feira será feita a avaliação médico-fisioterápica, que é eliminatória. Então quem passa nessa avaliação participa, no sábado, da avaliação que é a artística e de conhecimentos básicos de Português e Matemática e avaliação física também. No sábado à noite sai o resultado dos aprovados”, explicou a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo da Sedec, Fernanda Albuquerque.
A aluna Júlia Raquelly da Silva Alves ressaltou a felicidade de participar desse projeto que é todo custeado pela Prefeitura de João Pessoa. “O meu sonho é ser bailarina. Eu fiquei treinando, treinando e consegui chegar nessa fase. Foi a realização de um sonho maravilhoso. Se Deus quiser eu vou passar. Meu pai já está com saudades, mas eu disse para ele que eu vou voltar e dar um abração nele e na minha mãe”, disse com alegria a aluna.
A secretária de Educação, América Castro, incentivou os jovens talentos. “Hoje o coração vai junto com nossos alunos que embarcam para Joinville, em busca de um grande sonho: uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi. Ver nossas crianças chegarem até aqui já é motivo de muito orgulho. Cada um que participa dessa seleção é, antes de tudo, um vencedor pela coragem, pelo empenho e por acreditar que a arte pode transformar vidas. Independentemente do resultado, o mais importante é saber que vocês já brilharam e muito. Seguimos na torcida e com o coração cheio de alegria e esperança”, disse com orgulho.
Parceria – Atualmente, 15 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura, que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena. O projeto foi retomado em 2021.
A Prefeitura mantém uma residência com manutenção completa. A casa, com quartos adequados, oferece acomodação confortável para os menores. A equipe de apoio é composta por adultos, como mães sociais, que acompanham as crianças, além de uma estrutura de higienização contratada. Há também acompanhamento de analistas e psicólogos.