Noticias de Limeira

Comissão de Esporte da Câmara vistoria Centro Aquático Alberto Savoi

A Comissão de Esporte, Cultura e Turismo vistoriou, na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, o Centro Aquático Alberto Savoi. O objetivo foi coletar informações sobre as falhas apontadas após a reforma do espaço e identificar os problemas estruturais do equipamento público para buscar melhorias junto à Secretaria de Esportes.

Os membros da Comissão, vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário, foram recebidos pela técnica em esportes, Silvana Gandolfo Pascotto, que apontou os pontos críticos de toda a estrutura do Centro.

Falhas da reforma

Quanto às falhas depois da reforma, Silvana mostrou o banheiro masculino, no qual uma das divisórias entre os sanitários está solta e precisa de reforço, e a válvula de descarga hidráulica está com defeito, por isso ele foi interditado, e um dos mictórios apresenta mau funcionamento. Há problema ainda nos chuveiros, porque nenhum dos registros está funcionando e não há água quente, uma vez que falta uma peça no quadro de energia. 

Segundo a servidora, os bebedouros também estão avariados, todos os botões de acionamento para a água estão quebrados. Além disso, o escoamento dos chuveiros ao lado das piscinas foi feito incorretamente, apesar de haver ralos, a caída da água está em direção ao corredor e acaba infiltrando no piso. O sifão da pia também apresenta vazamento.

Outra falha apontada foi a falta de guarda corpo entre as escadas de entrada e a arquibancada, que propicia acidentes, um idoso chegou a cair essa semana por achar que havia continuidade nos degraus, conforme a servidora. 

Problemas na infraestrutura

Já em relação à infraestrutura que não foi mexida na reforma, Silvana disse que os aquecedores das piscinas não estão funcionando corretamente. “Quando faz muito frio à noite, a temperatura da água chega no máximo a 24 graus e a maior parte dos alunos se recusa a entrar na água”, explicou. De acordo com ela, são quatro aquecedores para a piscina, mas eles não têm potência suficiente para aquecer a água. Segundo o presidente da Comissão, Guilherme Guido, uma licitação para a compra de novos equipamentos já está em andamento. Em relação às bombas de filtragem, são dez equipamentos ao todo, mas somente cinco estão funcionando, e os azulejos de uma das piscinas estão caindo.

A servidora também mostrou que as calhas estão enferrujadas e parte da estrutura já caiu, correndo o risco de ainda caírem pedaços em cima dos frequentadores. A necessidade de poda nas árvores também foi apontada, uma vez que há uma grande quantidade de pombos e os dejetos sujam todo o espaço e também caem na piscina, colocando os usuários em risco sanitário. Silvana relatou, inclusive, que solicitou a implantação de luminárias e caixas de som para ajudar a espantar as aves, mas não foi atendida. As folhas e flores das árvores também sujam a água das piscinas. Na academia, Silvana relatou que todos os dias um dos vidros das janelas quebra. 

Durante a vistoria, os parlamentares identificaram um outro ponto que oferece risco no local, principalmente às crianças. De acordo com eles, é necessário um corrimão ou guarda corpo sobre o muro do espaço onde ficam as bombas, uma vez que há uma escada ao lado e uma criança que descer correndo pode cair, por causa da falta do equipamento de segurança.

Deliberações

Os vereadores pediram o relatório encaminhado pela servidora à Secretaria de Esportes, com a listagem de todas as correções e melhorias solicitadas. De posse deste documento, encaminharão a solicitação à pasta, via Comissão, reforçando o pedido.

A Comissão de Esporte, Cultura e Turismo  é responsável por opinar sobre proposições, promover debates, seminários e ações educativas que visem a identificar problemas e propor soluções para o fortalecimento e a melhoria das políticas públicas locais nas áreas de esporte, lazer, cultura e turismo, além de fiscalizar, acompanhar e avaliar a efetividade de programas governamentais, estudar e propor políticas públicas aptas a proporcionar melhoria de qualidade de vida aos munícipes e bem-estar nessas áreas.