Noticias de Limeira

Estagiários do Departamento de Tecnologia da Informação auxiliam atendimento dos usuários da Câmara

O Departamento de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal conta atualmente com o apoio de três estagiários que desenvolvem atividades ligadas à infraestrutura tecnológica e atendimento aos usuários. Sob a supervisão e orientação do analista de sistemas José Claudio Jacon Júnior, os estudantes David de Araújo, Tiago Talpo e Yasmin Gomes vivenciam, no dia a dia, os desafios e aprendizados da área de tecnologia no setor público.

Os estagiários auxiliam em tarefas como programação e atualização do site institucional, manutenção de computadores e suporte aos servidores e colaboradores. Além disso, aprendem a linguagem de programação utilizada pela instituição.

O supervisor e analista de sistemas José Cláudio comentou sobre a importância do estágio na vida dos estudantes. “O estágio os prepara para o mercado de trabalho, por meio de atividades que vão além da teoria, promovendo a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em situações reais da profissão. É fundamental para que o estudante desenvolva noções de produtividade e gestão do tempo, aprendendo a planejar suas atividades e cumprir prazos com eficiência”.

A estagiária Yasmin cursa engenharia da computação, segundo semestre; David estuda desenvolvimento de sistemas, também no segundo semestre; e Tiago cursa segurança da informação, no sexto semestre.

Para Yasmin, a experiência no departamento tem sido uma oportunidade de aprendizado e crescimento.“Eles estão sempre dispostos a ensinar; a gente sempre pode perguntar quando tem uma dúvida. O programa de estágio tem sido muito útil no meu crescimento, tenho aprendido muito”, destacou a estagiária.

Departamento de Tecnologia da Informação

Instituído pela Resolução Nº 908/2025, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) é responsável por controlar, coordenar, fiscalizar e acompanhar todas as atividades de tecnologia da Câmara Municipal. As ações são desenvolvidas por meio do Núcleo de Programação, Sistemas e Suporte em Informática, que atua na criação, manutenção e aprimoramento dos sistemas tecnológicos do Legislativo.

O DTI tem como principais atribuições: desenvolver e manter sistemas e programas voltados às demandas do Poder Legislativo; gerir bancos de dados com informações institucionais, autoridades e imprensa; assegurar a organização e segurança da informação, tanto física quanto lógica; planejar e avaliar recursos tecnológicos (hardware e softwar) necessários às secretarias; realizar suporte técnico e manutenção dos equipamentos e da rede de informática; promover capacitação e treinamento dos servidores para o uso eficiente das ferramentas tecnológicas; apoiar a modernização e otimização dos processos internos, visando maior eficiência administrativa.