Noticias de Limeira

Câmara realiza primeiro dia de curso sobre “Água e Futuro – Gestão de Recursos Hídricos”

Com o objetivo de engajar cidadãos, técnicos e gestores sobre as origens da água e os desafios de tratamento, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Comissão de Meio Ambiente e da Escola Legislativa Paulo Freire, realizou nesta terça-feira, 4 de novembro, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, o curso Capacitação “Água e Futuro – Gestão de Recursos Hídricos”, em parceria com especialistas na área. O segundo dia de atividade será na próxima quarta-feira, 12 de novembro, às 19h. Para participar, basta se inscrever pelo link. 

O presidente do Legislativo limeirense, vereador Everton Ferreira (PSD), abriu o evento destacando que o material do curso será usado nas escolas estaduais e municipais, além de outras ações relacionadas ao meio ambiente. A atividade foi ministrada pelo professor Hiroshi Paulo Yoshizane, especialista em hidrologia, meteorologia e geociências, na fase A; e a fase B, pelo professor Jaime Franco, sociólogo formado pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira (ISCA). 

Para conferir a capacitação na íntegra, basta acessar o vídeo neste link. 

Fase A

Hiroshi explicou que a água é essencial para a vida e para a agricultura, mas apenas 2,5% de toda a água do planeta é doce e menos de 1% está acessível em rios e lagos. No corpo humano, ele também ressaltou como ela representa mais de 60% da composição e é vital para o funcionamento de órgãos, como o cérebro e os músculos.

Já na agricultura, o uso racional da água e o incentivo à agricultura familiar são fundamentais. Portanto, técnicas modernas de irrigação, manejo correto do solo e o cultivo de espécies adaptadas ao clima fortalecem a produção sustentável e garantem alimentos de qualidade, reforçando o papel do Brasil como grande potência agrícola.

Fase B

Na segunda parte da capacitação, Jaime apresentou mapas e fez uma explicação didática sobre o rio Ribeirão Tatu e a bacia do Pinhal, que abrange cidades vizinhas de Limeira. Também abordou temas como captação, reservatórios, tratamento e distribuição da água. Os munícipes participaram ativamente da palestra, tirando dúvidas junto ao presidente da Casa.

“Convido-os a voltar no dia 12, porque nós procuramos hoje apresentar o nosso sistema de água. A intenção é que no dia 12 nós discutamos algumas coisas que começamos a tratar aqui de uma maneira mais profunda, tratando responsabilidade, manejo e fiscalização. Então o foco é outro e reforço o convite de retorno e estendo à população”, destacou o professor Jaime.