6 de novembro de 2025
17:53
Por: Rose Campos
A orientadora pedagógica Patrícia de Oliveira Cardoso, da rede municipal de ensino de Sorocaba, está entre os cinco selecionados para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Para isso, realizou um curso, “Professores na Era de IA”, feito em parceria com a Patrick J. McGovern Foundation, que além de proporcionar encontros formativos, contou com uma etapa de multiplicação de conhecimentos e elaboração de proposta de projeto para sala de aula que unia metodologias ativas, educação climática e uso de Inteligência Artificial. Como reconhecimento pelo desempenho, Patrícia foi selecionada para representar a comunidade Conectando Saberes e Nova Escola, no período de 11 a 16 de novembro. O painel faz parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A COP 30, que acontecerá em Belém do Pará, é um marco histórico por ser a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada na Amazônia, considerado o coração ambiental do planeta. Este evento reúne líderes mundiais, cientistas, educadores e movimentos sociais com o propósito de fortalecer ações concretas diante da crise climática global.
“Minha participação se dará como representante da Conectando Saberes e da plataforma Nova Escola, integrando os painéis voltados à educação e às mudanças climáticas. Levarei as experiências das escolas públicas, especialmente a da minha comunidade, CEI 78 ‘Ettore Marangoni’, da rede municipal de Sorocaba, que tem desenvolvido projetos de sustentabilidade, protagonismo infantil e formação docente comprometidos com o cuidado com o meio ambiente”, revela Patrícia.
“A presença de Sorocaba em um evento dessa magnitude é profundamente significativa. Representar nossa cidade na COP 30 é uma honra para mim, significa mostrar ao mundo que as transformações necessárias para enfrentar a emergência climática também nascem nas escolas, nos territórios e nas comunidades locais. É dar visibilidade ao trabalho dos educadores e das crianças que convivem na escola. Com criatividade e compromisso, são construídos diariamente conceitos com bebês e crianças bem pequenas, mostrando na prática o que é cuidar do planeta, seja nos cuidados com nossos jardins, hortas e pequenos animais que vivem nos quintais de nossa creche”, ela completa. Para participar do evento, a educadora também contou com o suporte e incentivo da diretora da unidade escolar Isabel Cristina de Campos Borges e das gestoras da Sedu, Izaura Mendes e Danila Firmino, além dos demais integrantes do Núcleo de apoio Pedagógico de Sorocaba.
Entre as ações que a unidade escolar pratica em sua rotina estão iniciativas como o brincar na natureza, utilizando todos os quatro elementos, no amplo quintal na nossa escola, que não é concretado e, por isso, permite o contato das crianças direto com a terra. Ali elas podem colher frutas, como amora, pitanga, manga e, sempre no mês de setembro, as professoras de todas as turmas fazem plantio do jardim. O próximo projeto é o de um jardim sensorial, com ervas como alecrim e hortelã. A ideia é as crianças terem contato coma a terra, desde pequenas, podendo plantar, cuidar da horta, das plantas, das árvores dos pequenos animais que habitam a creche. Pois é desse contato que se desenvolve consciência ambiental. “Hoje as crianças precisam desse contato com a natureza para que futuramente elas cresçam com responsabilidade climática e, nas escolas, é o início de tudo. Além disso, estou muito feliz por poder representar nossa escola e nossa cidade em um evento mundial”, conclui Patrícia
A participação da representante da Secretaria da Educação de Sorocaba acontecerá entre os dias 11 a 16 de novembro de 2025, em Belém (PA), período em que se concentra a programação sobre Educação.
A Conectando Saberes é uma comunidade de professores da plataforma Nova Escola, que conta com mais de 700 membros espalhados por todo o Brasil. Seu principal objetivo é fomentar espaços de fortalecimento das práticas educacionais, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e para o desenvolvimento da carreira docente.
