A Câmara Municipal de Limeira aprovou nesta segunda-feira, 17 de novembro, com votos favoráveis dos 21 vereadores, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 42/2025, que concede a Medalha do Mérito Palmares a 21 pessoas que se destacaram por sua atuação em prol da população negra nas áreas de assistência social, cultura, esporte e desempenho profissional.
A proposta, apresentada pela vereadora Isabelly Carvalho (PT), foi votada em regime de urgência e cumpre as disposições da Resolução Nº 128/98, que institui a Medalha do Mérito Palmares no âmbito do Legislativo limeirense. A homenagem tem como finalidade reconhecer pessoas de etnia negra ou aquelas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade, valorizando iniciativas que promovam dignidade, inclusão e fortalecimento cultural.
O projeto concede a medalha aos seguintes homenageados:
Antônio Aparecido Pereira;
Sebastiana da Conceição dos Santos;
Tiago Elias Morito;
Yanic Jacira;
Leandro Aparecido Luiz;
Darci Maria de Andrade;
Fabrício Horácio (Pretinho da Hora);
Almira Maria de Souza;
Daniela de Assis Silva Hote;
Vilmara Gonçalves de Almeida;
Cleber Junior Alves dos Santos;
Wagner da Silva;
Sidney Alexandre Rosa;
Luís Antônio Machado;
Igor Cleyton dos Santos;
Rosângela Lino;
Adão de Jesus Victal;
Bruna Magalhães de Sousa;
Ivete Sampaio;
Paulo Henrique Oliveira (Professor Kaverna);
Silvio Marcelo Francisco Britto;
A
Resolução Nº 128/98
, que criou a Medalha do Mérito Palmares, determina que a outorga ocorra anualmente, na semana do dia 20 de novembro, durante sessão solene da Câmara Municipal de Limeira. A norma também estabelece que uma comissão de cinco vereadores seja formada em julho para elaboração do projeto que define os homenageados.
