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Profissionais da Educação Infantil de João Pessoa participaram de processo de formação

Leitura e escrita

Profissionais da Educação Infantil de João Pessoa participaram de processo de formação


18/11/2025 |
19:00 |
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Formadoras do programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, nesta segunda (17) e terça-feira (18), da formação do Programa de Leitura, Escrita e Oralidade para Educação Infantil. A formação contou com duas temáticas, ‘Ciência, arte e vida na formação das professoras’ e ‘As infâncias e a linguagem escrita’. A capacitação ocorreu no Centro de Formação de Educadores de Campina Grande.

Neste primeiro encontro, foram debatidas as especificidades da Educação Infantil e os sentidos do cuidar e educar nessa etapa da educação básica, evidenciando como as políticas públicas vêm consolidando o reconhecimento da atuação docente das professoras de crianças de zero a cinco anos.

A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura, professora-doutora Sonaly Lima, ressaltou que a temática debatida – ‘Docência na Educação Infantil: contextos e práticas’ –faz os professores debruçar sobre uma questão essencial que é a especificidade da docência na Educação Infantil. “Aproximar-se desse tema exige analisar aspectos históricos, culturais e políticos que estão na base da constituição dessa etapa da educação básica e da definição da formação exigida do profissional que nela atua. O reconhecimento de que as crianças são sujeitos ativos, criativos, capazes de interações com os outros e que têm direito à educação desde seu nascimento, consiste em um dos fundamentos da Educação Infantil”, afirmou.

O encontro provocou um movimento potente de reflexão entre professores, especialistas e gestores. “Ao colocar em destaque a escuta sensível e o olhar atento, essa formação convida os educadores a reconhecer a infância em sua essência: curiosa, expressiva e cheia de significados. Mais do que discutir técnicas, o programa tem fortalecido uma prática que acolhe as vozes, os gestos, os silêncios e as perguntas das crianças, reafirmando que educar na primeira infância é, antes de tudo, saber observar, compreender e valorizar o que cada criança revela no encontro cotidiano com o mundo”, reforçou a formadora Mayenivan Almeida Marques.